Um jovem estabeleceu um novo recorde mundial na categoria de mergulho livre, esta quinta-feira, depois de ficar submerso cerca de 120 metros, nas Bahamas.
"Foi um mergulho incrível. Não acredito que consegui. Esforcei-me imenso nos treinos este inverno para conseguir. Mas claro que quando consegues algo assim, é mais grandioso do que imaginavas", contou o novo recordista, Arnauld Gerald à BBC.
De acordo com os responsáveis do evento Verical Blue, durante o qual a nova marca foi atingida, o jovem, de 26 anos, demorou três minutos e 34 segundos a atingir essa profundidade, que a maioria dos profissionais não ultrpassa.
"Os cientistas ainda não determinaram qual é o limite de tempo que conseguimos sobreviver submersos", lê-se numa publicação no site Medical Daily. De acordo com a mesma nota, há mergulhadores que ultrapassam estes 400 metros e nadam até profundidas "ridículas", mas os especialistas alerta: "Não sem efeitos secundários".
O mergulho livre é uma categoria na qual apenas se utiliza o ar dos pulmões, barbatanas, máscara de mergulho e um respirador. É esperado que a cerca de 400 metros de profundida cada metro quadrado de água faço um peso de cerca de 88 kg sobre o corpo que mergulha.
Veja o momento do novo recorde acima.
Leia Também: Milhares de migrantes esperados na peregrinação que começa hoje em Fátima