Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"É um monstro”. Fogo em França já 'engoliu' o equivalente a dez estádios

Bombeiros têm tido dificuldade em controlar as chamas. Incêndio já obrigou a retirar 10 mil pessoas.

Notícias ao Minuto

12:11 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gironde

O reacendimento do incêndio em Landiras, em Gironda, França (que estava sob controlo desde que há um mês consumiu 13 mil hectares), está a mobilizar, esta quinta-feira, mais de mil bombeiros e obrigou a montar um perímetro de evacuação.

Mais de 10 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas, devido às chamas que se estendem ao longo de dois quilómetros de pinhal, e as autoridades não descartam que possa haver mais evacuações.

Grégory Allione, presidente da federação nacional de bombeiros de França, disse à RTL, que o incêndio estava a avançar "muito rapidamente" e descreveu-o como um "ogre, um monstro". 

De acordo com Allione, os bombeiros têm tido dificuldade em controlar as chamas devido às condições meteorológicas adversas a à zona em que o fogo lavra. 

“É muito difícil, há árvores que têm entre 20 e 40 metros de altura, uma árvore de 20 metros é uma chama de 30 metros”, relatou Grégory Allione. 

O presidente da federação de bombeiros diz ainda que este é um "mega incêndio" por três razões. "Primeiro, é um incêndio que se move de forma muito virulenta com um poder que raramente é visto ”, começa por descrever. “Em segundo lugar, impacta a vida social e económica onde influencia e terceiro ponto, tudo o que tradicionalmente podemos acionar em termos de meios aéreos é superado pelo poder do fogo”, detalha Grégory Allione.

De acordo com a RTL, a área consumida pelo incêndio em dois dias é de que 6.600 hectares, que representa o equivalente a 10 estádios de futebol.

Leia Também: Mais de 3 mil pessoas retiradas no sul de França devido a um incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório