Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Comediantes russos ligam a autarca de Madrid e fingem ser Klitschko

A Câmara Municipal de Madrid considerou, esta quarta-feira, um "golpe de propaganda múltipla" a videochamada realizada pelos comediantes russos Vovan e Lexus ao autarca da capital espanhola, José Luis Martínez-Almeida, após se fazerem passar pelo seu homólogo de Kiev.

Comediantes russos ligam a autarca de Madrid e fingem ser Klitschko
Notícias ao Minuto

23:35 - 10/08/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

No vídeo, Vitali Klitschko é visto a falar em inglês de forma descontraída sobre os refugiados ucranianos ou sobre a cimeira da NATO, até que, cerca de 15 minutos depois, a conversa muda de tom e a comunicação é cortada.

"Ao observar o tom e o conteúdo da ligação, além de interrompê-la, foi imediatamente apresentada uma queixa à polícia, que continua a investigar", lembraram fontes municipais à agência de notícias EFE, que atribuem os factos a um "múltiplo golpe de ferramentas de propaganda russa".

A Câmara Municipal de Madrid "não vai alimentar nenhuma das estratégias desestabilizadoras da Rússia", acrescentam.

Os comediantes russos Vovan e Lexus disseram à televisão pública alemã ARD que estavam por trás da série de videochamadas para presidentes de câmara europeus, incluindo o de Berlim, Franziska Giffey, e os de Budapeste, Varsóvia, Viena e Madrid, usando a face de Vitali Klitschko.

A dupla de comediantes já anunciou que ia publicar as gravações em vídeo de todas as suas "brincadeiras" nas redes sociais.

No passado, enganaram várias celebridades e políticos em chamadas semelhantes, incluindo o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e em 2017 em Espanha, a então ministra da Defesa, María Dolores de Cospedal, em que alegavam ser membros do Ministério da Defesa da Letónia, dizendo que Carles Puigdemont era um espião russo.

Leia Também: Ucrânia diz ter atingido ponte em Kakhovskyi, zona ocupada pela Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório