Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2022
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

EUA vão alocar cerca de 87 milhões para remover minas na Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram hoje que vão disponibilizar 89 milhões de dólares (cerca de 87 milhões de euros) para ajudar a Ucrânia a remover as minas largadas pelo Exército russo, que representam um grave perigo para a população.

EUA vão alocar cerca de 87 milhões para remover minas na Ucrânia

O Departamento de Estado norte-americano disse em comunicado que, com esta doação, procura "enfrentar os urgentes desafios humanitários apresentados pelos restos de explosivos criados pela brutal guerra de agressão da Rússia".

Os fundos dos Estados Unidos vão permitir o envio de aproximadamente 100 equipas de desminagem, além de promover um projeto de treino e equipamento de pessoal para fortalecer as capacidades da Ucrânia neste âmbito.

A invasão russa da Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, "plantou grandes áreas do país com minas terrestres, munições não detonadas e dispositivos explosivos improvisados", indicou o Departamento de Estado, equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com Washington, essas cargas explosivas "bloqueiam o acesso a terras agrícolas férteis, atrasam os esforços de reconstrução, impedem que as comunidades deslocadas regressem às suas casas e continuam a matar e a mutilar civis ucranianos inocentes".

O Governo ucraniano, recordou, estima que 160 mil quilómetros quadrados do seu território podem estar "contaminados" devido a uma prática dos russos que anteriormente só estava associada ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) na Síria.

Desde 1993, os Estados Unidos investiram mais de 4,2 mil milhões de dólares (cerca de 4,1 mil milhões de euros) para remover com segurança minas terrestres e armas explosivas de guerra, bem como para proteger e descartar com segurança o excesso de armas pequenas, armas leves e munições em mais de 100 países e territórios, segundo o Departamento de Estado.

Leia Também: Crimeia indica um morto em explosões num aeródromo na Ucrânia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório