Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Baleia beluga retida no rio Sena deverá ser movida para água salgada

O objetivo é que passe por “um período de cuidados”, após médicos suspeitarem que estará doente.

Baleia beluga retida no rio Sena deverá ser movida para água salgada
Notícias ao Minuto

16:09 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A equipa de resgate que tem vindo a acompanhar a baleia beluga que ficou perdida e retida no rio Sena, em França, desde a semana passada, vão tentar movê-la para uma bacia de água salgada para lhe tentar salvar a vida.

O mamífero, que mede cerca de 4 metros, será transportado para “um período de cuidados”, após médicos suspeitarem que estará doente e que está a lutar contra o tempo, refere a Associated Press.

Se a baleia responder ao tratamento poderá finalmente ser libertada em mar aberto.

Os conservacionistas estão a tentar evitar um desfecho trágico para o animal, como ocorreu com uma orca que morreu em maio no mesmo rio.

Mover a baleia, que está muito longe de casa, no Ártico, é "um enorme risco porque é stressante" para o animal, mas por outro lado já não poderá sobreviver muito mais tempo nas águas doces e frias do Sena.

As autoridades suspeitam que o mamífero está doente, mas têm esperança que possa sobreviver depois de ter recebido um cocktail de vitaminas e antibióticos. No caso de a conseguirem transportar para a bacia com sucesso, isso irá ajudar na observação por parte dos médicos.

Por causa do calor extremo na região de Eure, em França, os socorristas devem esperar até o final da tarde antes de tentarem mover a baleia, que pesa 800 quilos.

Leia Também: Há já "pouca esperança" de salvar baleia beluga encontrada no rio Sena

Recomendados para si

;
Campo obrigatório