Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2022
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Há já "pouca esperança" de salvar baleia beluga encontrada no rio Sena

O animal, visivelmente malnutrido, foi avistado a primeira vez na terça-feira passada a 70 quilómetros norte de Paris.

Notícias ao Minuto

08:49 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A esperança de salvar uma baleia beluga encontrada e retida no rio Sena, em França, está a diminuir. As equipas de resgate tinham expetativa que o animal voltasse a ter apetite e energia para voltar sozinha para o mar, mas isso não aconteceu e consideram ser improvável que sobreviva.

O animal, visivelmente malnutrido, foi avistado a primeira vez na terça-feira passada, a 70 quilómetros norte de Paris.

Até agora, conta a BBC, foi oferecido arenque congelado e truta viva à baleia de quatro metros comer, mas o animal não parece ter aceitado.

As autoridades consideraram, também, injetar vitaminas no animal para lhe estimular o apetite e ajudá-lo a fazer a viagem de 160 quilómetros de volta pelo rio acima até ao Canal da Mancha, onde pode nadar até ao seu habitat no Ártico. Mas deixá-lo mais tempo nas águas quentes e estagnadas do rio, entre as comportas, já não é uma opção.

"Tem de ser transferida nas próximas 24 a 48 horas, estas condições não são boas para ela", disse a chefe da Sea Shepherd France, Lamya Essemlali, à agência de notícias AFP.

No sábado começaram a aparecer pequenas manchas na pele da baleia, mas não resulta claro se foi uma reação à água doce do rio Sena – em oposição ao seu habitat natural de água salgada – ou um sinal de deterioração da saúde do animal.

Os especialistas admitiram ter "pouca esperança" que a baleia, visivelmente abaixo do peso, aguente, no entanto, descartam para já a eutanásia.

Veja na galeria acima algumas imagens do animal.

Leia Também: Baleia beluga abaixo do peso avistada no rio Sena

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório