Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bar dá 'lição' a cliente que teve atitude xenófoba e arrecada elogios

Cliente teve atitude xenófoba com um empregado e o gerente do espaço não deixou a atitude passar em branco.

Bar dá 'lição' a cliente que teve atitude xenófoba e arrecada elogios
Notícias ao Minuto

14:25 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um bar na cidade de Ourense, no noroeste de Espanha, tornou-se tema nas redes sociais nos últimos dias, tudo graças à reação do estabelecimento a um episódio xenófobo ocorrido no sábado.

Através do Twitter, o bar, denominado 'O Naútico de Castrelo de Miño', partilhou uma fotografia de um recibo e contou que expulsou uma família do terraço do bar "por comentários xenófobos a um colega". "Perdemos 13,70 euros?", questionou o estabelecimento, referindo-se ao valor total do que foi consumido pela família e deixando a resposta de seguida. "Não", lê-se na publicação, que explica que foram retiradas as bebidas da mesa em questão, levando a aplausos por parte dos clientes.

De acordo com o Huffington Post, Dosi Veiga, gerente do espaço, contou que tudo aconteceu quando M., um marroquino de 17 anos, que está em Espanha há três anos, foi servir a mesa em questão. Os clientes criticaram o jovem devido ao seu espanhol e por ser estrangeiro. Quando regressou ao bar, M. disse a outra empregada mais velha que se havia sentido insultado.

O gerente soube do sucedido e quis saber quem tinham sido os clientes. 

"Assim que me disseram que ele se sentiu ofendido porque mexeram com ele por causa da sua origem norte-africana e porque ele não entendia bem o espanhol, quis ir esclarecer isso", acrescentou.

O gerente dirigiu-se à mesa, mas o cliente que ofendeu o empregado não quis retirar as suas palavras e insistiu que queria ser atendido por alguém que soubesse espanhol, o que levou Dois Veiga a abordar a possibilidade de este chamar a Guardia Civil se quisesse.

"Ele tinha um estilo prepotente e arrogante, eu disse para ele baixar o tom, que estávamos a relaxar num terraço e que ele não queria fazer um espetáculo", lembrou, explicando que se o cliente continuasse com o mesmo comportamento teria que sair.

"Ele insistiu que eu chamasse a Guarda Civil e quando voltei ao bar fez outro comentário", afirmou, explicando que essa foi 'a gota de água'.

"Fui ao bar, perguntei se ele havia pago as bebidas, para devolver o dinheiro, vi que não e peguei numa bandeja para retirar as bebidas. Fomos com um colega para que ele ficasse atrás de mim caso houvesse algum problema, peguei as bebidas da mesa e tirei-as", descreveu.

As pessoas nas mesas ao redor começaram a aplaudir, enquanto o homem e o seu grupo deixavam o espaço.

“Estamos orgulhosos destas ações porque mostram que apoiamos a equipa. Não temos que tolerar esse tipo de comentário e perdemos um cliente em vez de perder a dignidade", rematou.

No Twitter, a publicação sobre o sucedido conta com milhares de 'likes'.

Leia Também: Espanha. Jovem sofre amputação de dedos em acidente com prancha elétrica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório