Num vídeo partilhado pela organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) pode ver-se uma orca a ser atacada por outras baleias num pequeno tanque. O acontecimento terá sido gravado no SeaWorld San Diego, nos EUA, na quinta-feira passada.
Segundo a organização, a orca do SeaWorld, com o nome de Nakai, foi supostamente "mantida num tanque minúsculo por vinte anos e intimidada por outras baleias" tendo morrido de uma infecção provocada por uma ferida.
No vídeo que pode ver aqui, duas baleias orcas podem ser vistas a lutar num tanque enquanto crianças e adultos assustados conversam.
Durante a gravação uma criança pode ser ouvida a gritar: “Como é que ainda está vivo? Eu pensei que eles se estavam a abraçar, não a lutar um com o outro".
Em reação a este ataque, e às alegações da PETA, um porta-voz do SeaWorld revelou ao Los Angeles Times que o vídeo "levava ao erro e estava mal interpretado".
Já o parque diz em comunicado que após a morte do animal: "Todas as tentativas foram feitas para salvar a vida [de Nakai].
"Veterinários e especialistas em saúde estavam a tratar ativamente uma infecção, mas os esforços terapêuticos agressivos e diagnósticos não tiveram sucesso", referem ainda.
Leia Também: Covilhã. Resgatado Mocho-galego debilitado e incapacitado de voar