Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Réplica de navio sueco do século XVIII navega no Tamisa em Londres

O navio terá navegado ao longo do rio obrigando à abertura da icónica Tower Bridge que implica a paragem do transito.

Notícias ao Minuto

16:52 - 08/08/22 por Beatriz Cavaca

Mundo História

Uma réplica do navio Götheborg, um navio sueco do século XVIII, surpreendeu os londrinos a caminho do trabalho, esta segunda-feira. No rio Tamisa, hoje foi possível fazer uma verdadeira viagem no tempo e ver passar um navio com 270 anos de história.

O navio terá navegado ao longo do rio obrigando à abertura da icónica Tower Bridge que implica a paragem do trânsito e resulta em imagens únicas.

Este navio, que é considerado um galeão, tem 45.72 metros de altura e 10.9 metros de largura e mais de duas dúzias de velas tendo sido reconstruído em 2005.

No seu tempo foi o maior navio marítimo de madeira do mundo e terá afundado em circunstâncias misteriosas depois de encalhar numa rocha submersa, em 1745.

O Götheborg chegou à capital britânica, esta segunda-feira, após a sua partida de Oslo, na Noruega, no dia 31 de julho de 2022.  Vai agora permanecer ancorado em Canary Wharf nos próximos quatro dias, onde estará aberto aos visitantes que podem explorar o seu interior e conhecer a sua história.

O navio Götheborg original foi construído no estaleiro Terra Nova, em Estocolmo, a capital da Suécia, e fez a sua viagem inaugural em 1739. Na altura, carregou 30 canhões e uma tripulação inicial de mais de 140 marinheiros.

O navio original pertencia à Companhia Sueca das Índias Orientais e operava na cidade de Gotemburgo, onde teve vários anos o monopólio sobre o comércio de recursos locais, como alcatrão, ferro, cobre e madeira para parceiros no Extremo Oriente.

Veja na galeria esta passagem da réplica histórica do Götheborg na capital inglesa.

Leia Também: Primeiro navio com cereais a sair da Ucrânia chegou ao destino final

Recomendados para si

;
Campo obrigatório