Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Gustavo Petro toma posse como primeiro presidente de esquerda na Colômbia

Gustavo Petro tomou este domingo posse em Bogotá, perante centenas de milhares de pessoas, como o primeiro Presidente da República de esquerda na história da Colômbia.

Gustavo Petro toma posse como primeiro presidente de esquerda na Colômbia
Notícias ao Minuto

00:09 - 08/08/22 por Lusa

Mundo Gustavo Petro

Petro sucede ao muito impopular Iván Duque (2018-2022) para um mandato de quatro anos que inicia com o apoio de uma maioria de esquerda no Congresso.

A vitória conquistada por Gustavo Petro nas presidenciais de junho infletiu o percurso da Colômbia, há muito dirigida por uma elite conservadora, para uma trajetória comum à de outros países da América Latina que efetuaram uma viragem à esquerda.

"Juro perante Deus e o povo respeitar fielmente a Constituição e as leis da Colômbia", declarou o antigo senador e ex-guerrilheiro de 62 anos, na cerimónia de investidura, prometendo mudanças radicais no país, nomeadamente em termos ambientais e de luta contra as grandes desigualdades e a violência ligada ao tráfico de droga.

Petro, que abandonou a revolta armada há três décadas, prestou juramento na praça Bolívar de Bogotá, perante uma grande delegação de convidados internacionais e uma imensa multidão.

"O primeiro Governo que, esperamos, será um Governo de paz, está prestes a começar. Esperamos que possa trazer à Colômbia o que ela não tem há séculos, ou seja, tranquilidade e paz", declarara Petro, no sábado, em Bogotá, numa primeira cerimónia de entronização junto de povos indígenas, afro-colombianos e camponeses.

O antigo líder da oposição das últimas duas décadas na Colômbia assume o cargo com uma série de reformas em mente que criaram fortes expectativas junto dos seus apoiantes desde a sua vitória, em 19 de junho.

Ao seu lado, a ecologista Francia Márquez, de 40 anos, tomará posse como primeira vice-presidente afro-colombiana de um país que tem sido historicamente governado por elites masculinas brancas.

Petro parte de uma "posição invejável, com uma ampla maioria no parlamento, e beneficia, ao nível da rua, de um apoio que nenhum Governo teve nos últimos anos", considerou o especialista Jorge Restrepo, do Centro de Recursos para a Análise de Conflitos (CERAC).

Gustavo Petro formou um Governo plural, com mulheres à frente de várias pastas, com a missão de fazer avançar as reformas que iniciarão hoje o seu percurso legislativo.

Em busca de recursos para financiar os planos de reformas sociais, tem projetos de lei destinados a aumentar os impostos aos mais ricos, aumentar a coleta e taxar os refrigerantes.

Mas "o nível de endividamento e de défice fiscal com que deparámos é crítico", declarou Daniel Rojas, um dos coordenadores da comissão de transição com o Governo do seu antecessor, Iván Duque.

Petro pretende, apesar de tudo, cumprir a sua promessa de reduzir o fosso entre os mais ricos e os mais pobres desenvolvendo o acesso ao crédito, multiplicando as ajudas e colocando ênfase na educação.

"Lutarei pela justiça social numa das sociedades mais aberrantemente desiguais à face da Terra", disse no sábado.

Apesar de a economia colombiana ter recuperado da pandemia de covid-19 e ter retomado o crescimento, os 10,2% de inflação em julho e os 29% de pobreza tornam os desafios do Presidente Petro ainda maiores.

"As pessoas esperam que algumas mudanças prometidas durante a campanha sejam rapidamente postas em prática, o que, somado à situação económica (...) gera uma atmosfera de tensão", prevê Patricia Muñoz, politóloga da Universidade Javeriana.

No plano internacional, Petro vai reativar as relações diplomáticas e comerciais cortadas desde 2019 com a vizinha Venezuela de Nicolás Maduro e procurar apoio para reatar as negociações de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN), a última guerrilha ainda existente no país.

Apesar de o acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, guerrilha marxista), em 2016, ter permitido reduzir a violência, a Colômbia ainda não pôs fim ao último conflito armado interno do continente.

Além do ELN, poderosos gangues de traficantes de droga, como o Clã do Golfo, dirigido pelo barão "Otoniel", este ano extraditado para os Estados Unidos, impõem a sua lei em diversas regiões do país.

E os dissidentes das FARC também desafiam o Estado, graças aos recursos procedentes da exploração mineira ilegal e, sobretudo, ao tráfico de droga, uma vez que a Colômbia continua a ser o maior produtor de cocaína do mundo.

Nesta matéria, Petro propõe que se repense o fracasso da política de erradicação do cultivo, em colaboração com os Estados Unidos, principal consumidor daquele derivado da folha de coca.

O novo Presidente proporá a paz a estes grupos armados em troca de programas de redução de penas, nos termos do modelo de acordo aplicado às FARC.

Gustavo Petro tenciona ainda reformar a polícia antimotim, acusada de múltiplas violações dos direitos humanos durante a violenta repressão de manifestações que abalaram o mandato do seu antecessor.

Leia Também: Bolsonaro não marca presença na tomada de posse de presidente colombiano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório