Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Bolsonaro não marca presença na tomada de posse de presidente colombiano

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, não marcará presença da na tomada de posse, no domingo, do novo presidente do colombiano, Gustavo Petro.

Bolsonaro não marca presença na tomada de posse de presidente colombiano
Notícias ao Minuto

06:07 - 06/08/22 por Lusa

Mundo Brasil

Bolsonaro não teve qualquer contacto com Petro, e tem-no criticado desde a sua própria campanha eleitoral na Colômbia, país que agora diz frequentemente ter "caído nas garras do comunismo".

Alguns dias após a vitória eleitoral de Petro em junho, Bolsonaro disse que "a Colômbia acaba de eleger umPpresidente do M-19, semelhante a Dilma Rouseff", a ex-presidente do Brasil que foi também membro de grupos guerrilheiros na sua juventude.

"Qual é agora o serviço público mais procurado naquele país", perguntou Bolsonaro, respondendo imediatamente: "O setor do passaporte".

O Presidente brasileiro, em plena campanha para as eleições de outubro, nas quais procura ser reeleito, refere-se frequentemente à Argentina, Venezuela e Chile como países levados ao "fracasso" por líderes de esquerda, e ultimamente tem incluído a Colômbia nessa lista.

Em comunicado oficial, as autoridades brasileiras indicaram que será o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, quem representará o país.

"No domingo, participará da cerimónia de posse do Presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, e manterá encontros com homólogos sul-americanos e de outras regiões", indicou o Itamaraty.

Leia Também: "Vamos multiplicar votos para o presidente Jair", diz líder evangélico

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório