Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Suporte de vida desligado. Archie morre depois de luta nos tribunais

Os pais do menino inglês tentaram prolongar ao máximo a vida do filho, mas o Supremo Tribunal britânico negou o pedido para o transferir para uma unidade de cuidados paliativos.

Suporte de vida desligado. Archie morre depois de luta nos tribunais

Cento e vinte e um dias depois de ter sido encontrado inconsciente em casa, no dia 7 de abril, Archie Battersbee morreu esta manhã, depois de ter sido desligado o suporte de vida que o manteve vivo desde abril.

O menino britânico, de 12 anos, está internado no Royal London Hospital. Nos últimos dias, os pais, Paul e Hollie Dance, lutaram de recurso em recurso para que o filho continuasse ligado às maquinas, sem sucesso. Estava previsto que o suporte fosse desligado às 10h00, contudo só às 12h15 é que esse momento acabou por acontecer, revelou a mãe do menino à Sky News.

"Foi-lhe retirada a medicação às 10 horas da manhã, e as suas estatísticas permaneceram estáveis até duas horas depois, altura em que removeram a ventilação", disse Ella Rose Carter, falando em nome da família. A porta-voz considerou toda a situação "cruel" e disse esperar "que mais nenhuma família passe pelo mesmo".

À saída do hospital, a mãe de Archie, por sua vez, afirmou sentir-se "a mãe mais orgulhosa do mundo" e garantiu que o filho "lutou pela vida até ao fim".

Inicialmente, os pais procuraram numa primeira instância que o hospital continuasse a manter o suporte de vida ligado, mas todos os recursos foram negados. A família recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que absteve-se de decidir sobre a vida do menino por não querer "interferir" com o processo.

Paul e Hollie prolongaram durante mais uns dias a vida do filho, com mais um recurso, pedindo que Archie fosse transferido para uma unidade de cuidados paliativos. O recurso acabou por ser negado, com o tribunal a considerar que a mudança traria riscos "imprevisíveis" para a vida da criança.

Segundo um porta-voz do grupo religioso Christian Concern, citado pela Sky News na sexta-feira, a família "está devastada e está a passar tempo precioso com Archie".

A Sky News conta que os pais passaram a manhã com o rapaz, antes de se despedirem.

Na origem do coma de Archie Battersbee estará um desafio da rede social TikTok, um desafio conhecido como 'Blackout Challenge' ('Desafio do Apagão, traduzido literalmente do inglês), que consiste em desafiar outros jovens a suster a respiração, até a pessoa desmaiar. A tendência deste tipo de desafios acompanha outros que assolaram as redes nos últimos anos, como o 'Tide Pod Challenge' (no qual centenas de jovens sofreram lesões intestinais por trincarem pastilhas para máquinas de lavar louça) ou o mortífero 'Jogo da Baleia', que matou centenas de crianças em 2016.

O desafio já correu mal em várias ocasiões, e duas jovens norte-americanas já morreram como consequência direta da 'brincadeira'. Archie foi encontrado inconsciente em casa, com uma ligadura enrolada na cabeça, e os pais acreditam que o filho poderá ter participado neste desafio.

Leia Também: Máquinas de suporte vital de Archie vão ser desligadas na manhã de sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório