Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Egito diz estar a mediar escalada do conflito entre Israel e Palestina

O Egito está a mediar a escalada do conflito entre Israel e Palestina, que começou após o ataque israelita a Gaza que matou o 'número dois' da Jihad Islâmica Palestiniana (JIP), disse hoje uma fonte governamental.

Egito diz estar a mediar escalada do conflito entre Israel e Palestina
Notícias ao Minuto

06:11 - 06/08/22 por Lusa

Mundo Conflito

A República Árabe do Egito está a desenvolver contactos intensos e contínuos para tentar conter a situação em Gaza e acalmar a situação para proteger vidas e bens", afirmou o ministro do Exterior egípcio, em comunicado.

O Egito, que foi o primeiro país árabe a reconhecer o Estado de Israel, em 1979, e que tem fronteira com Gaza, tem sido, tradicionalmente, o principal interlocutor entre o Governo israelita e as milícias palestinianas, assim como entre as diferentes fações palestinianas.

Em maio desempenhou um papel decisivo para que o exército israelita e as milícias palestinianas, em Gaza, concordassem com uma trégua após onze dias de confrontos na pior escalada militar entre ambos desde 2014.

A nação árabe tenta repetir essa ação, após a ofensiva lançada contra a Jihad Islâmica por Israel, que a considerou "preventiva", e o lançamento de foguetes, em retaliação, por parte daquela organização palestiniana.

Os bombardeamentos de Israel, na atual escalada, já fizerem pelo menos 10 motos, entre eles o 'número dois' da JIP, Taysir al Jabari, e este grupo afirma ter lançado mais de 100 foguetes contra as comunidades que fazem fronteira com a faixa e o centro de Israel.

Leia Também: Egipto. Apesar de renovação de estrada, continua "absolutamente caótico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório