Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Charles Michel quer investigação das explosões em Beirute terminada

O presidente do Conselho Europeu apelou, esta quinta-feira, para que se conclua a investigação à explosão que devastou o porto de Beirute e bairros vizinhos, que provocou mais de 200 mortos, 6.500 feridos e milhares de famílias desalojadas.

Charles Michel quer investigação das explosões em Beirute terminada
Notícias ao Minuto

20:52 - 04/08/22 por Lusa

Mundo Beirute

O apelo de Charles Michel foi feito no dia em que se completam exatamente dois anos da ocorrência da "tragédia".

"Concluir a investigação desta tragédia sem mais demora é a chave para a justiça a atribuição de responsabilidades", afirmou Michel, através da sua conta pessoal no Twitter.

O belga assegurou, também, que a União Europeia (UE) está "determinada a apoiar as reformas e estabilidade de que o Líbano necessita para enfrentar a grave crise socioeconómica".

No sábado passado, a UE instou o Líbano a formar um novo Governo após as eleições parlamentares de 15 de maio e a aplicar as reformas económicas necessárias para concretizar o acordo assinado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), no sentido de recolocar o país na senda da recuperação e do crescimento.

Ainda na semana passada, o Conselho da UE decidiu alargar o quadro jurídico ao abrigo do qual pode impor sanções individuais a pessoas e entidades responsáveis por minar a democracia ou o Estado de direito no país, por exemplo, ao colocar obstáculos à formação de um Governo.

Leia Também: Atenuar tensão? Charles Michel em contacto com líderes arménio e azeri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório