Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Navio que teria cereais da Ucrânia roubados chegou à Síria

Um navio sírio, apreendido no Líbano após alegações de que transportava cereais ucranianos roubados, foi autorizado a sair do país e chegou hoje à Síria, anunciaram as autoridades dos dois países.

Navio que teria cereais da Ucrânia roubados chegou à Síria
Notícias ao Minuto

17:18 - 04/08/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A agência oficial libanesa ANI anunciou que o navio 'Laodicée' "deixou na quinta-feira o porto de Tripoli [a maior cidade do norte do país e a segunda maior do Líbano] às 8h da manhã [06h em Lisboa]" após uma decisão judicial.

A agência noticiosa precisou que a capitania do porto de Tripoli também autorizou o navio a deixar o porto "em conformidade com os princípios jurídicos libaneses".

O ministro dos Transportes libanês, Ali Hamié, declarou, esta quinta-feira de manhã, que o navio já se encontrava fora das águas territoriais libanesas.

A Ucrânia manifestou-se "desapontada" pela decisão das autoridades libanesas que, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, encoraja a Rússia a "prosseguir com total impunidade o roubo no sul da Ucrânia temporariamente ocupado".

A embaixada ucraniana no Líbano declarou que a carga de cereais foi efetuada numa zona ocupada pelas forças russas e disse ter apresentado às autoridades libanesas a prova de que a mercadoria foi roubada.

"Apelamos à parte libanesa a anular a sua decisão (...) e a tomar as medidas para impedir novas tentativas de utilizar o Líbano para expedir cereais ucranianos roubados", disse o ministério ucraniano em comunicado.

O procurador libanês ordenou no sábado a retenção do navio 'Laodicée' e pediu à polícia para investigar se os cereais a bordo do navio pertenciam a um comerciante sírio.

A Ucrânia, um dos maiores exportadores de cereais do mundo, retomou esta semana as exportações destes produtos, retidos devido à ofensiva russa no território ucraniano, na sequência de um acordo concluído em Istambul e supervisionado pela ONU.

Leia Também: "Continua a não se ver a luz ao fundo do túnel... e muito menos o túnel"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório