Bakhmut está no centro da brutal ofensiva russa no leste da Ucrânia. Este domingo, os jornalistas da AFP testemunharam novos bombardeamentos naquela cidade oriental, onde uma pessoa terá morrido e pelo menos outra ficou ferida.
O ataque ocorre depois de o presidente ucraniano ter pedido aos civis para deixarem a região de Donetsk, controlada por russos.
Bakhmut é uma das poucas cidades ainda sob controlo ucraniano naquela região e está agora no centro da ofensiva russa no leste do país.
Tomar aquela zona daria à Rússia o controlo de uma estrada estratégica na rota de abastecimento, abrindo caminho para o centro regional Kramatorsk.
Muitos já deixaram a cidade e as ruas estão praticamente desertas. Mas apesar do apelo do presidente ucraniano Zelensky para a retirada da população, há quem se recuse a sair: ora porque são muito pobres, ora porque já estão doentes ou já são idosos.
"A mãe do meu marido já está acamada há cinco anos e não podemos deixá-la", explicou uma mulher à AFP.
"Ainda vejo um futuro para os meus filhos aqui porque um dia a situação ficará estável novamente", contou um homem, Artiom, enquanto deixa a mulher e os filhos num autocarro que os vai retirar da região.
As imagens que pode ver na galeria acima mostram a destruição causada pelos brutais ataques naquela cidade.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia nega ataque de drone; Primeiro navio de cereais amanhã