Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ONU pede fim de tratamento "diferente" a refugiados de vários países

Organização defende que refugiados que não são ucranianos têm mais "dificuldades na obtenção de autorizações de residência e de abrigo adequado".

ONU pede fim de tratamento "diferente" a refugiados de vários países
Notícias ao Minuto

20:23 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo ONU

O relator especial das Nações Unidas sobre os direitos dos migrantes, Felipe Gonzalez Morales, elogiou, esta quinta-feira, as autoridades e os cidadãos polacos que deram proteção e assistência a mais de dois milhões de refugiados ucranianos e os alojaram nas suas casas desde o início da invasão russa em fevereiro.

Contudo, afirmou que a polícia polaca deve pôr fim ao tratamento "muito diferente" dos refugiados ucranianos e não ucranianos, explicando que se verifica um "forte contraste" na receção que Varsóvia dá a imigrantes de outros países.

Felipe Gonzalez Morales frisou que os refugiados de outras nacionalidades enfrentam "dificuldades na obtenção de autorizações de residência, abrigo adequado e não beneficiam das mesmas proteções legais" do que os cidadãos ucranianos.

À Polónia chegaram refugiados vindos do Médio Oriente, Ásia ou África, que estavam a estudar ou a trabalhar na Ucrânia na altura da invasão. "Noto com preocupação que esta abordagem de dois pesos e duas medidas levou a sentimentos de discriminação entre nacionais de países terceiros", disse Morales, de acordo com a estação de televisão Al Jazeera.

Nem o governo ou o serviço de guarda fronteiriço polaco reagiram às declarações de Morales.

Leia Também: Forças russas capazes de apenas "duas operações ofensivas significativas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório