Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

"Todos os corpos são corpos de praia". Espanha lança campanha inclusiva

A campanha apela a que as mulheres brindem a um "verão para todos, sem estereótipos e sem violência estética".

"Todos os corpos são corpos de praia". Espanha lança campanha inclusiva
Notícias ao Minuto

08:48 - 28/07/22 por Daniela Filipe

Mundo Espanha

Em pleno verão, o Ministério da Igualdade espanhol lançou uma campanha que visa encorajar as mulheres com diferentes tipos de corpo a ir à praia, realçando a necessidade de criar um “verão para todos, sem estereótipos e sem violência estética”.

O verão também é nosso. Aproveita-o como, onde, e com quem quiseres. Hoje brindamos a um verão para todos, sem estereótipos e sem violência estética contra os nossos corpos”, apontou o Ministério da Igualdade, numa publicação na rede social Twitter.

A campanha retrata cinco mulheres com diferentes tipos de corpo, idades, e etnias, a aproveitar um dia de praia. Uma delas está, inclusive, em topless, mostrando ter sido alvo de uma mastectomia.

Irene Montero, ministra da Igualdade, apontou, na mesma rede, que “todos os corpos são válidos e temos o direto de aproveitar a vida tal como somos, sem culpa ou vergonha. O verão é para todos!”, escreveu.

Todos os corpos são corpos de praia. E de montanha. Os nossos corpos são para ser cuidados, respeitados, e desfrutados”, complementou Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais e secretária-geral do partido Podemos.

Também Antonia Morillas, diretora do Instituto das Mulheres, recorreu ao Twitter para divulgar a campanha, apelando a “corpos diversos, livres de estereótipos de género, a ocupar todos os espaços”.

“O verão também nos pertence. Livres, iguais e diversas”, acrescentou.

Face às críticas de Cayo Lara, antigo coordenador federal da Esquerda Unida, que classificou a campanha como o “cúmulo do absurdo”, considerando que cria “um problema onde não existe”, o Podemos atirou: “Se os corpos vos incomodam, podem ficar em casa a tuitar.”

Leia Também: Paridade da igualdade de género no mundo laboral cai para mínimo em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório