O Partido Conservador decidiu, esta quarta-feira, quem irá disputar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido: Liz Truss e Rishi Sunak vão a votos a 5 de setembro.
Os resultados das votações, anunciados às 16h00, mostram que o ex-ministro das Finanças, favorito ao cargo, está na liderança, com 137 votos. Já a ainda ministra dos Negócios Estrangeiros - que, ao contrário do seu opositor, não se demitiu na sequência do escândalo que resultou na saída de Johnson - teve 113 votos.
Penny Mordaunt ficou a 8 votos do 2.º lugar, com 113 membros do partido a apoiarem a atual secretária de Estado do Comércio Exterior. A escolha do sucessor de Boris Johnson, que assumirá a liderança do Partido Conservador, será agora decidida pelos cerca de 200 mil militantes.
As reações
- Rishi Sunak
O favorito ao cargo partilhou no Twitter um vídeo no qual agradece o apoio e garante ser a escolha certa não só para o partido, como para derrotar a oposição nas próximas eleições. "Já temos os resultados. Obrigada a todos pelo vosso apoio. Sinto-me muito honrado e deliciado por ter chegado até aqui. Não vos vou desiludir. Vou trabalhar arduamente para fazer chegar a nossa mensagem a todo o país", começa por dizer.
"Precisamos de reconquistar a confiança, reconstruir a nossa economia e unir o nosso país. Estou confiante de que vamos conseguir fazer isso", continua, assumindo-se como a melhor pessoa para derrotar o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, nas próximas eleições. "Acredito que sou o único candidato que o possa derrotar".
- Liz Truss
A responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, aliada do atual primeiro-ministro, já reagiu no Twitter. "Obrigada por confiarem em mim. Estou pronta para começar com o pé direito desde o 1.º dia", escreveu.
Thank you for putting your trust in me.
— Liz for Leader (@trussliz) July 20, 2022
⁰⁰I’m ready to hit the ground from day one.
⁰#LizForLeader pic.twitter.com/bW1mIh6Nxb
De acordo com um comunicado citado pela Sky News, Truss agradeceu também a "todos os candidatos à liderança". "Todos eles contribuíram bastante para o Partido Conservador, assim como para a vida pública", notou.
"Estou muito entusiasmada para avançar pelo país para levar o meu plano económico novo, que irá reduzir os impostos, fazer crescer a nossa economia e libertar todo o potencial de todos os que estão no Reino Unido", referiu, acrescentando: "Como primeira-ministra estarei pronta para entrar com o pé direito, unir o partido e liderar de acordo com os valores conservadores".
Sublinhando que tinha "muito orgulho" em fazer parte do partido, a aliada de Johnson rematou: "Estou entusiasmada para passar as próximas semanas a mostrar aos membros a razão pela qual sou a pessoa certa para liderar o partido, assim como a nação".
- Penny Mourdant
Também Mourdant já partilhou uma mensagem de agradecimento no Twitter. "Obrigada a todos pelo trabalho. Avançamos juntos", notou.
Thanks to everyone for all your hard work. We go forward together. pic.twitter.com/vJh2RlW0Rn
— Penny Mordaunt (@PennyMordaunt) July 20, 2022
Num comunicado emitido, a ex-candidata dá os parabéns a Truss e Sunak. "Presto homenagem a qualquer um que se apresente para um papel tão exigente. A política não é fácil. Pode ser um lugar divisor e difícil. Todos nós devemos agora trabalhar juntos para unir o nosso partido e nos concentrar no trabalho que precisa de ser feito", notou. Lembrou ainda: "A nossa missão não é só cumprirmos com o que prometemos, mas também ganhar contra o Partido Trabalhista nas próximas eleições. Espero fazer a minha parte nestas duas situações".
Recorde-se que os candidatos foram sendo reduzidos a partir de votações internas. De oito potenciais chefes de governo foram hoje decididos estes dois responsáveis.
[Notícia atualizada às 16h46]
Leia Também: Boris Johnson despede-se do parlamento com a frase "hasta la vista, baby"