Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Ucrânia e Rússia chegam a acordo para a exportação de cereais

O acordo foi feito em negociações entre a Rússia, Ucrânia, Turquia e Nações Unidas.

Ucrânia e Rússia chegam a acordo para a exportação de cereais

O ministro da Defesa da Turquia confirmou, esta quarta-feira, que as negociações entre a Rússia, Ucrânia, Turquia e Nações Unidas resultaram num acordo para formar um centro de coordenação de forma a garantir a segurança das rotas de transporte de cereais.

Num comunicado, o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, afirma que um acordo será assinado na próxima semana, quando todas as partes se reunirem novamente, acrescentando que todos os lados concordaram em controlos conjuntos para verificar os cereais nos respetivos portos.

No comunicado, o ministro refere: "foi realizada hoje uma reunião entre as delegações militares do Ministério da Defesa da Turquia, Rússia e Ucrânia e a delegação das Nações Unidas, hospedada pelo Ministério da Defesa Nacional, em Kalender Kasrı".

"Na reunião de hoje, que é um importante passo dado para contribuir para a solução da crise alimentar de cereais e outros alimentos, foram estudados todos os detalhes sobre a transferência segura de navios carregados por mar", acrescenta.

Afirma ainda que como resultado da reunião, "que decorreu num ambiente positivo e construtivo" terão sido "acordadas questões técnicas básicas como a criação de um centro de coordenação em Istambul onde estariam presentes representantes de todas as partes, controlos conjuntos na saída do porto e pontos de chegada".

O objetivo será assim "garantir a segurança da navegação nas rotas de transferência".

Ficou agora acertado que as delegações ucraniana e russa devem reunir-se novamente na Turquia na próxima semana. Nesta reunião, todos os detalhes serão revistos ​​e um acordo será assinado.

Leia Também: Termina sem conclusões encontro multilateral para desbloquear cereais

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório