Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Termina sem conclusões encontro multilateral para desbloquear cereais

Rússia, Ucrânia, Turquia e Nações Unidas estiveram hoje reunidas durante três horas na cidade turca de Istambul para desbloquear a saída de cereais ucranianos dos portos do Mar Negro mas não foram divulgadas para já quaisquer conclusões do encontro.

Termina sem conclusões encontro multilateral para desbloquear cereais
Notícias ao Minuto

16:54 - 13/07/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O Ministério da Defesa turco confirmou numa mensagem publicada na rede social Twitter o fim da reunião, realizada num palácio em Istambul, que juntou delegações militares russas, ucranianas e turcas e representantes da ONU.

De acordo com observadores, o maior obstáculo para chegar a um acordo é o controlo dos navios que chegam à Ucrânia, que Moscovo quer revistar para garantir que não transportam armas para o país invadido pela Rússia a 24 de fevereiro.

A Ucrânia exige garantias de segurança face aos ataques russos em contrapartida pela retirada das minas marítimas que colocou em torno dos seus portos, onde estão mais de 20 milhões de toneladas de grãos e sementes de girassol impedidos de chegar aos mercados internacionais.

A escassez global destes produtos é agravada pela falta de fertilizantes, que a Rússia deixou de exportar desde o início da guerra.

Leia Também: Exportação de cereais pode demorar um mês caso exista acordo na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório