Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 19º

Biden no Médio Oriente sem proposta formal de paz para Israel e Palestina

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chega hoje ao Médio Oriente sem uma proposta "formal" para restaurar o processo de paz entre palestinianos e israelitas durante a visita, disse um responsável norte-americano.

Biden no Médio Oriente sem proposta formal de paz para Israel e Palestina
Notícias ao Minuto

13:32 - 13/07/22 por Lusa

Mundo Biden

"(Biden) não fará uma proposta formal sobre o lançamento de uma nova iniciativa de paz. O que fará é encorajar os lados a encontrarem um caminho ou avançar passo a passo em direção a uma visão que funcione para israelitas e palestinianos e para toda a região como um todo", afirmou o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Estas declarações do conselheiro de segurança nacional da Casa Branca aos jornalistas ocorreram a bordo do avião presidencial norte-americano Air Force One, que deverá aterrar em Israel ao início da tarde.

Jake Sullivan afirmou que Biden acolheu "com entusiasmo" alguns gestos que ocorreram nos últimos dias, como a conversa telefónica entre o primeiro-ministro israelita em exercício, Yair Lapid, e o Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas.

Biden, um forte defensor de uma solução de dois Estados, encorajará palestinianos e israelitas a continuarem nessa direção, de acordo com Sullivan.

Durante este um ano e meio no cargo, o líder democrata retomou os laços com a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), que foram rompidas sob o Governo do republicano Donald Trump (2017-2021), e retomou a ajuda à ONU para os refugiados palestinianos (Unrwa).

Biden, no entanto, não deu sinais de querer recuar da decisão de seu antecessor de declarar Jerusalém a capital israelita.

O Presidente norte-americano prometeu reabrir o consulado para assuntos palestinianos em Jerusalém que Trump encerrou em 2019, mas até agora não houve progresso e isso gerou algum ceticismo entre os palestinianos.

Questionado sobre o assunto, Sullivan disse que os Estados Unidos continuam comprometidos com a reabertura do consulado, mas não indicou uma data para a concretizar.

"Gostaríamos de um consulado em Jerusalém Oriental. Isso requer conversas com o governo israelita e com a liderança palestiniana", limitou-se a dizer.

A falta de importância da questão palestiniana contrasta com as visitas em décadas anteriores de outros Presidentes norte-americanos, quando as questões relacionadas com o conflito eram centrais.

Espera-se que Biden chegue a bordo do Air Force One ao aeroporto Ben Gurion, perto de Telavive, por volta das 15:30 locais (13:30 em Lisboa).

Biden será recebido com uma cerimónia oficial liderada pelo primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, o presidente de Israel, Isaac Herzog, e o ex-primeiro-ministro Naftali Benet.

Leia Também: EUA convidam família de jornalista morta na Cisjordânia a ir a Washington

Recomendados para si

;
Campo obrigatório