Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

EUA convidam família de jornalista morta na Cisjordânia a ir a Washington

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, convidou a família da jornalista Shireen Abu Akleh, morta em maio quando efetuava uma reportagem na Cisjordânia ocupada, para uma reunião em Washington, anunciou hoje um conselheiro da Casa Branca.

EUA convidam família de jornalista morta na Cisjordânia a ir a Washington
Notícias ao Minuto

13:22 - 13/07/22 por Lusa

Mundo Shireen Abu Akleh

O secretário de Estado norte-americano "convidou a família para uma reunião nos Estados Unidos e para um contacto direto com ele", avançou o conselheiro da Casa Branca para os assuntos de Segurança Nacional, Jake Sullivan, em declarações aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, pouco antes da chegada do Presidente norte-americano, Joe Biden, a Israel para uma visita oficial.

No passado dia 08 de julho, a família de Shireen Abu Akleh, que tinha nacionalidade norte-americana e palestiniana, tinha solicitou uma reunião com Biden durante a visita deste à região. Na mesma ocasião, a família da jornalista da Al Jazeera acusou Washington de encobrir o assassinato.

"Nós, a família de Shireen Abu Akleh, escrevemos-lhe para expressar a nossa dor, indignação e sentimento de traição pela resposta abjeta do seu Governo ao assassínio extrajudicial da nossa irmã e tia pelas forças israelitas em 11 de maio de 2022", assinalou a família na missiva enviada a Biden.

Na mesma carta, os familiares também criticaram fortemente as conclusões da investigação norte-americana à morte da repórter.

De acordo com um comunicado do Departamento de Estado norte-americano, divulgado em 04 de julho, a análise de peritos norte-americanos à bala que matou a jornalista não chegou a nenhuma conclusão definitiva sobre a origem do projétil.

A morte da jornalista veterana ocorreu durante uma incursão de tropas israelitas na cidade de Jenin, e tanto os meios de comunicação internacionais como as investigações das Nações Unidas descartaram a teoria israelita de que Abu Akleh poderia ter sido atingida por tiros de milícias palestinianas.

Leia Também: Israel anuncia novas medidas para palestinianos antes da visita de Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório