Após 95 anos, rato Mickey 'livra-se' da Disney e entra em domínio público

Direitos de autor chegam ao fim dentro de dois anos, 'livrando' assim o desenho animado do domínio da Disney e passando a domínio público. 

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/07/2022 17:20 ‧ 06/07/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O famoso rato Mickey, a personagem icónica no imaginário de várias gerações, poderá ser 'livre' a partir de 2024. Ou seja, 95 anos depois da sua criação, os direitos de autor chegam ao fim dentro de dois anos, 'livrando' assim o desenho animado do domínio da Disney e passando a domínio público. 

De acordo com  a lei de direitos autorais dos EUA, 95 anos é o período de tempo que um trabalho artístico anónimo ou pseudo-anónimo tem proteção autoral.

Após este período, o uso desta personagem entra no domínio público. Mas há regras. 

De acordo com Daniel Mayeda, diretor associado da Documentary Film Legal Clinic da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) ao The Guardian, o famoso ratinho pode ser usado desde que da forma como foi originalmente criado "para criar suas próprias histórias ou histórias com este personagem”.

"Se usar o rato Mickey de uma maneira que as pessoas pensem na Disney – o que é provável uma vez que a multinacional investe neste personagem há muito tempo – então, em teoria, a Disney poderá dizer que violou os seus direitos autorais”, alerta Mayeda.

Recorde-se que a primeira vez que o acarinhado Mickey surgiu foi na curta-metragem 'O Barco a Vapor' ('Steamboat Willie'), em 1928. A aparição foi feita com o uso de som sincronizado – onde música e efeitos sonoros correspondiam aos movimentos no ecrã.

Leia Também: Gémeos de 10 anos salvam pai com técnicas de reanimação vistas em filmes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas