Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Crise no governo. Boris Johnson nomeia novos ministros após demissões

Boris Johnson enfrenta uma crise no governo após dois dos seus ministros se demitirem por falta de confiança.

Crise no governo. Boris Johnson nomeia novos ministros após demissões
Notícias ao Minuto

21:51 - 05/07/22 por Marta Amorim

Mundo Reino Unido

Boris Johnson nomeou Nadhim Zahawi - até agora ministro da Educação - como novo Ministro das Finanças. 

Nadhim Zahawi será substituído por Michelle Donelan, que até agora era a secretária de Estado das Universidades.

Segundo a BBC, o nº 10 também confirmou que Steve Barclay irá substituir Sajid Javid, tornando-se o novo secretário de Estado da saúde e dos cuidados sociais.

O gabinete de Johnson adiantou que a rainha Isabel II aprovou a nomeação de Zahawi.

Zahawi, de 55 anos, cofundou o instituto de sondagens YouGov e começou a sua carreira política em círculos conservadores em Londres, antes de se tornar deputado em 2010.

Recorde-se que esta tarde ficou marcada por duas demissões no governo britânico: Sajid Javid e Rishi Sunak, ministros da saúde e das finanças, respetivamente. 

Johnson estava a ser pressionado sobre o que saberia acerca de um anterior comportamento impróprio atribuído ao deputado Charles Pincher, que se demitiu do parlamento, onde assumia funções de responsabilidade na bancada dos conservadores, na sequência de queixas sobre um assédio a dois homens num clube privado.

Na segunda-feira foram divulgadas pela imprensa britânica seis novas acusações de comportamento impróprio do ex-deputado do Partido Conservador Chris Pincher, dias depois de ter sido suspenso pelo partido por ter "apalpado" dois homens.

As novas acusações contra Pincher - reveladas pelos jornais Independent, Mail on Sunday e Sunday Times - incluem outros três casos em que o político protagonizou "avanços não desejados" com outros deputados, como um ocorrido num bar do parlamento e outro no seu próprio gabinete, há mais de uma década.

Em fevereiro, um dos deputados que se queixaram da conduta de Pincher terá contactado Downing Street, residência e gabinete do primeiro-ministro, para reportar detalhes dos acontecimentos, expressando ao mesmo tempo preocupação por Pincher ter sido nomeado responsável pela disciplina parlamentar dos deputados do Partido Conservador.

O parlamentar disse que está a procurar apoio médico especializado, mas que não tem intenção de se demitir.

Na semana passada, o jornal The Sun revelou que Pincher estava a beber no clube Carlton, um dos mais antigos e exclusivos da capital britânica, quando assediou na quarta-feira dois convidados.

Pincher, que se demitiu enquanto responsável pela disciplina do partido, reconheceu que tinha "bebido demais" e que estava envergonhado pelo que fizera.

Antes de ser um dos responsáveis pela disciplina da formação partidária, Pincher foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Entrou pela primeira vez na Câmara dos Comuns em 2010, era o vice-presidente da bancada parlamentar conservadora e considerado próximo do primeiro-ministro, cujo Governo já estava abalado por uma série de escândalos.

Estas decisões podem ser o início de uma crise política no Reino Unido numa altura em que Boris Johnson, é alvo de fortes críticas internas do próprio partido, à luz do escândalo com o deputado e ainda a gerir o caos do Partygate. 

[Notícia atualizada às 22h00]

Leia Também: Reino Unido. Líder conservador demite-se após comportamento questionável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório