Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: China confina 1,7 milhões para conter novos surtos no leste

A China colocou 1,7 milhões de pessoas sob confinamento na província de Anhui, no leste do país, onde cerca de 300 novos casos de covid-19 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

Covid-19: China confina 1,7 milhões para conter novos surtos no leste
Notícias ao Minuto

10:50 - 04/07/22 por Lusa

Mundo Pandemia

O país asiático mantém uma política de tolerância zero à covid-19, que inclui o bloqueio de cidades inteiras, testes em massa e o isolamento de todos os casos positivos e contactos diretos.

O surto detetado em Anhui ocorre numa altura em que a economia chinesa está a recuperar lentamente de um bloqueio de dois meses em Xangai, a "capital" económica da China.

Duas cidades da daquela província, Sixian e Lingbi, anunciaram bloqueios que afetam mais de 1,7 milhões de pessoas. Os residentes só podem sair de casa para fazer o teste de ácido nucleico (PCR).

A cadeia televisiva estatal CCTV transmitiu imagens de ruas vazias em Sixian, no fim de semana, com os moradores na fila para fazer o teste para o novo coronavírus.

O Ministério da Saúde registou 287 novos casos em Anhui, nas últimas 24 horas, elevando o total para mais de 1.000 nos últimos dias na província.

O governador da província, Wang Qingxian, instou as autoridades a "implementar testes rápidos" e a colocar em quarentena e relatar casos o mais rápido possível.

A província vizinha de Jiangsu também registou 56 novos casos, em quatro cidades, nas últimas 24 horas.

O número de casos permanece muito baixo na China em comparação com a grande maioria dos outros países.

Mas as autoridades pretendem limitar ao máximo a circulação do vírus devido aos recursos médicos limitados em certos lugares e à taxa relativamente baixa de vacinação entre os idosos. No entanto, esta estratégia tem altos custos económicos.

Leia Também: Coreia do Norte diz que Covid chegou em balões lançados na Coreia do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório