Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ucrânia: Bruxelas propõe nova ajuda macrofinanceira de mil milhões

A Comissão Europeia propôs hoje uma nova assistência macrofinanceira à Ucrânia no valor de mil milhões de euros, a primeira fatia de um pacote no valor de nove mil milhões de euros, aprovado em maio.

Ucrânia: Bruxelas propõe nova ajuda macrofinanceira de mil milhões
Notícias ao Minuto

17:51 - 01/07/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A proposta de hoje integra "um esforço extraordinário" da União Europeia (UE), juntamente com a comunidade internacional, para ajudar a Ucrânia a responder às necessidades financeiras resultantes da invasão da Rússia.

Juntando com outro financiamento já entregue no primeiro semestre, de 1,2 mil milhões de euros, a Ucrânia vai receber 2,2 mil milhões de ajuda macrofinanceira, montante que poderá chegar aos dez mil milhões de euros, uma vez que o programa esteja completamente operacional.

Nos termos da proposta de hoje, os fundos de assistência serão disponibilizados à Ucrânia sob a forma de empréstimos a longo prazo, em condições favoráveis.

A assistência apoiará a estabilidade macroeconómica e a resiliência global da Ucrânia no contexto da agressão militar russa e dos subsequentes desafios económicos.

A Ucrânia terá acesso à verba hoje proposta de mil milhões de urros assim que o Parlamento Europeu e o Conselho da UE derem o seu aval e os correspondentes Memorando de Entendimento e Acordo de Empréstimo estiverem assinados com as autoridade de Kiev.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, ofensiva que foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para Kiev e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Putin realça "natureza perigosa e provocativa do regime de Kyiv"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório