Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Julgamento de basquetebolista detida na Rússia. "Ela mantém a esperança"

A 1.ª audiência decorreu esta sexta-feira, estando a 2.ª prevista para a próxima semana. Brittney Griner pode enfrentar uma pena de até dez anos de prisão, após ter sido detida no aeroporto por acusações de tráfico de droga.

Julgamento de basquetebolista detida na Rússia. "Ela mantém a esperança"
Notícias ao Minuto

15:52 - 01/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O julgamento da basquetebolista Brittney Griner começou esta sexta-feira, em Moscovo, na Rússia. A desportista norte-americana é acusada de tráfico de estupefacientes pode vir a enfrentar uma pena de até dez anos de prisão.

Esta foi a primeira fase do julgamento, durante a qual desportista disse que estava consciente das acusações que lhe eram feitas. A sua audiência ficou marcada para a próxima quinta-feira, 7 de julho.

"Pediu-me para comunicar que estava bem e que mantinha a esperança", disse, citada pela Reuters, uma das diplomatas norte-americanas presentes em tribunal.

Pelo menos três funcionários da embaixada dos Estados Unidos na Rússia estiveram presentes neste primeiro momento, numa altura em que as tensões entre Moscovo e Washington estão elevadas, devido às sanções impostas pelos EUA à Rússia, na sequência da invasão na Ucrânia.

Quando questionado sobre o caso, o porta-voz do Kremlin negou que este seria um caso politicamente motivado. "Apenas posso agir com base nos factos, e estes indicam que esta atleta foi detida com drogas ilegais, que continham substâncias narcóticas. Há leis na Rússia em que estão previstas as penas para esses crimes", lembrou, acrescentando que "apenas os tribunais podem dar o veredicto".

Também a esposa da atleta se pronunciou sobre esta situação e em entrevista à CNN na quinta-feira, falou de um eventual apoio da administração Biden. "Adorava que ele [Joe Biden] dissesse que se preocupa", afirmou. A semana semana, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que "não havia maior prioridade" do que trazer a atleta para os EUA, assim como também fazer regressar outros americanos "detidos ilegalmente" no estrangeiro.

Griner foi detida em fevereiro à chegada ao aeroporto de Moscovo, em fevereiro passado, depois de terem sido detetadas, alegadamente, cargas com óleo de Haxixe para cigarro eletrónico na sua bagagem. "A inspeção dos serviços alfandegários confirmou a presença de óleo de canábis, que se trata de uma substância narcótica”, lê-se num comunicado dos serviços alfandegários russos, emitido na altura.

Leia Também: Ucrânia ganha "guerra pela 'borscht'". Sopa está "sob proteção" da UNESCO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório