Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Espero que triunfem". Últimas palavras de mãe a filhos mortos no Texas

O sonho dos dois irmãos, de 19 e 22 anos, seria comprar uma casa para a mãe.

"Espero que triunfem". Últimas palavras de mãe a filhos mortos no Texas
Notícias ao Minuto

15:19 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Fernando José Redondo Caballero e Alejandro Miguel Andino Caballero, dois irmãos das Honduras, estavam ansiosos por rumar a norte e encontrar emprego nos Estados Unidos. A viagem terminou, contudo, com a sua morte. Os dois jovens, de 19 e 22 anos, foram encontrados entre as 53 pessoas que perderam a vida, depois de terem sido deixadas dentro de um atrelado em San Antonio, no Texas.

Karen Caballero, mãe dos irmãos, recordou as últimas palavras que partilhou com os filhos, em declarações à Noticias Telemundo.

“Eles estavam tão entusiasmados para a viagem. Todos os dias perguntavam-me, ‘mãe, quando é que vamos?’”, disse, lacrimejante.

“Era como se fossem a uma festa de anos, como quando eram pequenos: ‘Quando é que o aniversário, mami?’”, confessou.

Dos dois irmãos, Alejandro era o que mais estava entusiasmado por trabalhar e concretizar um dos sonhos da mãe: comprar-lhe uma casa.

“Foi engraçado, porque disseram, ‘mami, quando lá estivermos, comprar-te-emos uma casita’. E eu disse, ‘não precisarei de uma casita, porque vocês não estarão aqui”, adiantou Karen.

“Espero que triunfem”, terá dito aos filhos.

Os irmãos deixaram a sua terra natal a 4 de junho, acompanhados pela esposa de Alejandro, Margie Tamara Paz, de 24 anos, segundo a agência Reuters. Karen terá perdido o contacto com a família no sábado de manhã.

Os documentos dos três ‘sonhadores’ foram encontrados entre os corpos, de acordo com o governo das Honduras.

Recorde-se que o camião, com 67 migrantes trancados no atrelado, foi encontrado numa estrada remota, na segunda-feira, dia em que se registaram temperaturas de 40ºC na região.

A imprensa local revelou que o condutor do camião, Homero Zamorano Jr., de 45 anos, foi detido e acusado de contrabando de migrantes com resultado em morte. Caso seja condenado, o norte-americano, que terá abandonado o veículo e fugido, poderá enfrentar prisão perpétua ou pena de morte.

Foram ainda acusados Christian Martinez, cidadão norte-americano de 28 anos, assim como os mexicanos Juan Claudio D’Luna-Mendez, de 23 anos, e Juan Francisco D'Luna-Bilbao, de 48 anos.

Inicialmente, as autoridades encontraram 46 migrantes mortos, número que subiu, esta quinta-feira, para 53. Das 53 vítimas, 27 são do México, 14 das Honduras, sete da Guatemala e duas de El Salvador, segundo informou o chefe do Instituto Nacional de Migração do México, Francisco Garduno. Há, ainda, 11 pessoas hospitalizadas.

Leia Também: Quatro homens acusados de contrabando após morte de 53 migrantes no Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório