Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro israelita não será candidato nas próximas eleições

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, não vai ser candidato nas próximas eleições legislativas, adiantou hoje o seu porta-voz, pouco antes da anunciada dissolução do Parlamento, que resultará em novas eleições no outono.

Primeiro-ministro israelita não será candidato nas próximas eleições
Notícias ao Minuto

19:21 - 29/06/22 por Lusa

Mundo Israel

Bennett anunciou aos elementos eleitos pelo Yamina, a sua formação política, a sua "intenção de não se candidatar nas próximas eleições", revelou o porta-voz à imprensa, numa curta mensagem, horas antes da dissolução do Parlamento (Knesset).

Os parlamentares israelitas aprovaram na quarta-feira, numa leitura preliminar, a dissolução do parlamento e a realização de novas eleições depois de o primeiro-ministro Naftali Bennett anunciar o fim da coligação heterogénea no poder desde junho de 2021.

A fim de pôr fim a doze anos sem interrupção de governação de Benjamin Netanyahu como chefe de governo, Bennett e Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, formaram em junho de 2021 uma coligação inédita na história de Israel, incluindo partidos de direita, centro, esquerda e, pela primeira vez, uma formação árabe.

Mas a coligação sofreu vários reveses nas últimas semanas e, para enfraquecê-la ainda mais, a oposição humilhou-a em 06 de junho, ao reunir a maioria dos votos contra um projeto de lei que visa estender a aplicação da lei israelita aos 475.000 colonos israelitas que vivem na Cisjordânia ocupada.

Leia Também: Líbano. Israel acusa Irão e Hezbollah de tentarem boicotar missão da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório