Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Líbano. Israel acusa Irão e Hezbollah de tentarem boicotar missão da ONU

Israel acusou hoje o grupo xiita libanês Hezbollah e o Irão de terem tentado efetuar um ataque informático contra a missão de paz das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) para obter informações sobre as suas atividades na região.

Líbano. Israel acusa Irão e Hezbollah de tentarem boicotar missão da ONU
Notícias ao Minuto

14:31 - 29/06/22 por Lusa

Mundo Líbano

De acordo com o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, o Estado judaico detetou "atividades malignas recentes realizadas por instituições de segurança iranianas em cooperação com o Hezbollah".

O ministro referiu-se a uma "tentativa de interromper as operações da UNIFIL no Líbano" e de "roubar materiais" com o objetivo de conhecer as "ações e a disposição na zona (das forças israelitas) em benefício" da milícia xiita, aliada de Teerão.

Gantz também acusou a República Islâmica de fomentar nos últimos anos ataques cibernéticos contra Israel, outros países do Médio Oriente e em outros locais do mundo.

A Missão da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL na sigla em inglês) tem como objetivo preservar a paz na fronteira entre o Líbano e Israel e possui mais de 10.300 efetivos militares que patrulham a designada Linha Azul, a demarcação estabelecida pela ONU entre os dois países.

Israel e o Irão mantêm uma guerra encoberta que inclui ciberataques, assassinatos de cientistas nucleares iranianos e sabotagens a embarcações, apesar de nenhum dos países reconhecer publicamente as suas ações.

Segundo os 'media', um ataque informático atribuído a Israel paralisou recentemente a produção de materiais em aço numa empresa estatal iraniana. Esta ação terá sido efetuada em represália a um alegado ataque informático do Irão que na semana passada fez soar as sirenes antiaéreas nas cidades israelitas de Jerusalém e Eilat.

O Estado judaico considera a República Islâmica o seu principal inimigo e desde há vários anos que ataca as posições militares iranianas e das milícias suas aliadas na Síria, com o objetivo de as afastar da região junto às suas fronteiras, o que até agora não conseguiu.

Leia Também: Palestiniano morto em confrontos com forças israelitas na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório