Dois suspeitos de um assalto a um banco em Saanich, no Canadá, foram abatidos a tiro pelas autoridades locais num tiroteio, na terça-feira. Há ainda seis polícias feridos.
O incidente ocorreu pelas 11h locais [16h em Lisboa] de terça-feira, após as autoridades receberem uma denúncia de que dois homens armados tinham entrado num banco na Rua Shelbourne. Os suspeitos foram abordados pela polícia à saída do banco.
Segundo Dean Duthie, chefe do Departamento de Polícia de Saanich, nenhum civil ficou ferido na troca de tiros. “Pelo que sei sobre esta cena caótica, trágica e violenta, o facto de nenhum cidadão ter ficado ferido é verdadeiramente espantoso”, disse, citado pela imprensa local. “Os polícias ficaram feridos porque estavam a fazer o que se aprontaram para fazer, para proteger o público, para responder ao perigo e para manter as pessoas seguras”.
Dos seis polícias feridos, alguns ficaram feridos com gravidade e ser sujeitos a intervenções cirúrgicas. O caso permanece sob investigação.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou estar “chocado e triste com a violência”. “Como muitas pessoas em todo o país, estou chocado e triste com a violência em Saanich... Os meus pensamentos estão com os agentes da polícia que ficaram feridos nos disparos de hoje - e os seus colegas que também se precipitaram para o perigo para manter as pessoas seguras”, escreveu na rede social Twitter.
Like many people across the country, I am shocked and saddened by the violence in Saanich, British Columbia. I’m keeping the police officers who were injured in today’s shooting – and their colleagues who also rushed towards danger to keep people safe – in my thoughts.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) June 29, 2022
Leia Também: Rússia proíbe 43 canadianos de entrar no país