Procurar

Ataque russo a centro comercial de Kremenchuk pode ter sido acidental

O Reino Unido lembrou que “a imprecisão da Rússia em realizar ataques de longo alcance já resultou, anteriormente, em acidentes civis em massa”.

Ataque russo a centro comercial de Kremenchuk pode ter sido acidental

© Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
29/06/2022 09:11 ‧ há 3 anos por Márcia Guímaro Rodrigues

O Ministério da Defesa britânico admitiu, esta quarta-feira, que o bombardeamento russo que atingiu, na segunda-feira, um centro comercial na cidade ucraniana de Kremenchuk poderá ter sido acidental.

“Existe uma possibilidade realista de que o ataque de mísseis ao centro comercial de Kremenchuk, a 27 de junho de 2022, fosse destinado a atingir um alvo próximo em termos de infraestruturas”, afirmaram os serviços de informação britânicos no mais recente relatório sobre a invasão russa da Ucrânia.

O Reino Unido lembrou que “a imprecisão da Rússia em realizar ataques de longo alcance já resultou, anteriormente, em acidentes civis em massa”, entre os quais um bombardeamento à estação ferroviária de Kramatorsk, em abril.

“A escassez russa de armas de precisão mais modernas e as deficiências profissionais dos seus atiradores irão muito provavelmente resultar em mais baixas civis”, alertou.

O ataque atingiu um centro comercial em Kremenchuk, centro da Ucrânia, numa altura em que estavam mil pessoas no seu interior. Pelo menos 20 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas. Na terça-feira, o Ministério da Defesa russo defendeu que disparou mísseis contra um depósito de armas e não contra um centro comercial.

Assinala-se, esta quarta-feira, o 126.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a  4.731 civis e deixou 5.900 feridos.

Leia Também: Vídeo mostra pânico em parque junto à explosão em Kremenchuk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10