Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Família angaria fundos para cirurgia de criança com paralisia cerebral

Os ossos da criança crescem normalmente, mas os músculos e os tendões não, devido à paralisia cerebral. O procedimento poderá, assim, acabar com a rigidez na coluna do menor.

Família angaria fundos para cirurgia de criança com paralisia cerebral
Notícias ao Minuto

14:49 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

A família de Lorenzo Santos Lima, de cinco anos, está a angariar fundos para uma cirurgia à coluna da criança que, depois de nascer prematura aos cinco meses e meio, desenvolveu paralisia cerebral, hidrocefalia, epilepsia e microcefalia secundária. Ainda assim, a criança brasileira, de Itapeva, em São Paulo, é “muito feliz”.

"Mesmo com as doenças, ele é muito desenvolvido, entende tudo. O Lorenzo é uma criança muito feliz", contou Eunice Raidana Santos ao G1.

A cirurgia na coluna - Rizotomia dorsal seletiva - poderá mudar a vida do pequeno Lorenzo, devendo ser feita antes dos sete anos, de modo a ter melhores resultados. Isto porque, conforme explica a mãe, os ossos da criança crescem normalmente, mas os músculos e os tendões não, devido à paralisia cerebral. Este procedimento poderá, assim, acabar com a rigidez na coluna do menor.

"A cirurgia traz vários benefícios, é incrível. Ainda dá a hipótese de ele conseguir andar, sentar, falar, ter a parte cognitiva e deglutição", esclareceu Eunice.

Uma primeira meta visa cobrir as despesas de deslocação até Santa Catarina, onde Lorenzo fará exames, de modo a determinar se está apto para a intervenção. Outra, por sua vez, destinar-se-á aos custos da cirurgia e das terapias intensivas do pós-operatório. Até ao momento, a família angariou mais de 20 mil reais (cerca de 3.774 mil euros) para a cirurgia, e 715 reais (cerca de 129 euros) para a reabilitação da criança.

"Acho que a coisa que mais nos preocupa é quando não estivermos mais aqui, por isso buscamos a independência dele", justificou a mãe.

"Vamos até onde pudermos para lutar por ele. É muito importante para nós vermos ele bem e feliz", rematou.

Leia Também: Jornalista britânico morto na Amazónia foi sepultado ontem no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório