Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 27º

Jornalista britânico morto na Amazónia foi sepultado ontem no Brasil

Funeral decorreu este domingo.

Notícias ao Minuto

12:10 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Homicídio

O jornalista britânico, Dom Phillips, morto na Amazónia, foi sepultado este domingo no Brasil. O enterro acontece três semanas depois de o homem ter sido morto.

O jornalista Dom Phillips e o ativista brasileiro Bruno Alexandre desapareceram no último dia 5, no Vale do Javari, na Amazónia.

"Ele foi morto porque ele queria contar ao mundo o que se está a passar na floresta tropical e aos seus habitantes", disse a sua irmã aos jornalistas reunidos no exterior da capela onde se realizou o funeral, em Parque da Colina, Niterói.

A irmã afirmou ainda que Dom Phillips foi morto porque "os seus interesses colidiam com os interesses de pessoas que estão determinadas em explorar a Amazónia, independentemente do impacto e destruição dos seus atos ilegais" e  garantiu que a família do jornalista está empenhada "em continuar o seu trabalho"

O jornalista e o ativista estavam a viajar numa embarcação nova, com 70 litros de gasolina, que era suficiente para a travessia que tinham de fazer, mas nenhum chegou ao destino final. Os seus corpos foram recuperados no dia 15 de junho, depois de um pescador ter confessado o crime.

As suas mortes provocaram indignação internacional e evidenciaram o ataque histórico às comunidades indígenas e ao ambiente que se desenrolou sob o presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, refere o The Guardian.

"Hoje, Dom será cremado no Brasil, no país que amava, na sua casa escolhida. Hoje é dia de luto", declarou a sua mulher Alessandra à entrada do cemitério.

Confira na galeria acima as imagens do funeral.

Leia Também: Brasil. Homenagem emotiva no funeral do ativista assassinado na Amazónia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório