Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Espiões iranianos detidos na Turquia. Planeavam ataques contra israelitas

Oito pessoas, algumas das quais iranianas, foram detidas na semana passada na cidade de Istambul, na Turquia, sob suspeita de planearem ataques contra cidadãos israelitas, noticiaram meios de comunicação turcos.

Espiões iranianos detidos na Turquia. Planeavam ataques contra israelitas
Notícias ao Minuto

12:43 - 23/06/22 por Lusa

Mundo Turquia

Os oito indivíduos, detidos pela polícia e por agentes da Organização Nacional de Informação Turca (MIT), trabalharão para os serviços secretos do Irão, segundo a agência Ilhas.

A agência noticiosa turca, adiantou que foram apreendidas armas durante as buscas no distrito de Beyoglu, no centro de Istambul.

O chefe da diplomacia israelita, Yair Lapid, em visita hoje à Turquia, apelou a 13 de junho aos cidadãos israelitas que se encontrassem em território turco para deixarem o país "o mais depressa possível" devido a possíveis ataques iranianos.

Nas semanas anteriores, a imprensa do Estado hebreu tinha noticiado tentativas de ataques contra israelitas na Turquia, citando fontes que preferiram permanecer anónimas.

Os ataques planeados foram alegadamente impedidos graças à colaboração entre os serviços de segurança israelitas e turcos, uma vez que os dois países reforçaram nos últimos meses as suas relações.

Depois da visita do Presidente Isaac Herzog à Turquia em março, naquela que foi a primeira deslocação de um chefe de Estado israelita ao país desde 2007, as relações entre as duas nações iniciaram um ponto de viragem.

O chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, que recebe hoje o seu homólogo israelita em Ancara, fez também uma rara visita a Jerusalém no final de maio como parte do degelo diplomático.

Leia Também: Sob a ameaça do terrorismo, Israel constrói muro de segurança na Samaria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório