Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Uvalde. Polícia afastado de funções por atraso na resposta a tiroteio

Pete Arredondo foi colocado em licença administrativa.

Uvalde. Polícia afastado de funções por atraso na resposta a tiroteio
Notícias ao Minuto

09:27 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Pete Arredondo, chefe da polícia do distrito escolar de Uvalde, no estado norte-americano do Texas, foi afastado de funções pela demora em responder ao tiroteio que matou 19 crianças e duas professoras numa escola primária.

Segundo revela a BBC, o polícia foi acusado de atrasos na aplicação da lei e colocado sob licença. Citado pelo mesmo meio, Hal Harrell, superintendente distrital da escola, revelou, na quarta-feira, que colocou Arredondo em licença administrativa com efeitos imediatos. 

Em causa, apontou o responsável, está “a falta de clareza” e o facto de não saber quando irá “receber o resultado das investigações”. Harrell frisou que o objetivo inicial seria “esperar até que a investigação estivesse concluída antes de tomar decisões sobre os funcionários”, mas permanecia “ainda sem pormenores” sobre o inquérito.

No início do mês, a agência estatal que investiga o tiroteio revelou que o chefe da polícia não utilizou o rádio enquanto o massacre decorria. As autoridades não precisaram como é que Pete Arredondo comunicou durante o incidente com os outros polícias no local, incluindo os mais de uma dúzia de polícias que esperaram do lado de fora da sala de aula onde o atirador se escondeu.

A investigação pretende ainda saber o porquê das autoridades não terem confrontado o atirador mais rápido, mesmo quando os pais das crianças já se encontravam no lado de fora da escola e pediam aos polícias para intercederem.

Leia Também: Uvalde. Vai ser demolida a escola onde morreram 19 crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório