Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ativistas australianos apresentaram proposta para parar projeto de gás

O objetivo é proteger a Grande Barreira de Corais do aquecimento global.

Ativistas australianos apresentaram proposta para parar projeto de gás
Notícias ao Minuto

19:34 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ambiente

Os ativistas australianos apresentaram uma proposta para parar um projeto de gás da Woodside Energy com o intuito de proteger a Grande Barreira de Corais, ao largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, o maior organismo vivo da Terra.

Os conservacionistas australianos explicaram que o projeto Scarborough prejudicará o ambiente porque contribui para o aquecimento global, alegando que emitirá 1,37 mil milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa, o que afetará o recife classificado como Património Mundial.

Como tal, a Fundação Australiana de Conservação solicitou, na terça-feira, a suspenção dos trabalhos do projeto localizado ao largo da costa da Austrália Ocidental, cujos custos são equivalentes a mais de 10 mil milhões de euros,  avança o canal televisivo Al Jazeera.

"O gás de Scarborough é uma bomba climática prestes a rebentar", disse o Chefe Executivo da Fundação Australiana de Conservação Kelly O'Shanassy. A fundação argumentou que o gás iria aumentar as temperaturas globais em 0,0004ºC, o que teria um "impacto significativo" sobre a Grande Barreira de Corais.

A preocupação com as alterações climáticas resultou já em quatro eventos de 'branqueamento em massa' no recife desde 2016, incluindo este ano, quando 91% dos seus corais foram drenados das suas cores.

Leia Também: Açores com "desafio" de equilibrar progresso e proteção ambiental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório