Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Putin quer reforços dos laços entre os BRICS face a sanções ocidentais

O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu hoje o reforço dos laços entre os países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), face às sanções ocidentais sem precedentes, devido ao conflito ucraniano, que atingem a economia russa.

Putin quer reforços dos laços entre os BRICS face a sanções ocidentais
Notícias ao Minuto

16:52 - 22/06/22 por Lusa

Mundo BRICS

"Os empresários dos nossos países são obrigados a desenvolver as suas atividades em condições difíceis porque os parceiros ocidentais negligenciam os princípios básicos da economia de mercado, do comércio livre", disse o Presidente russo, dirigindo-se aos participantes no Fórum Económico do BRICS, na véspera de uma cimeira virtual destes países.

Putin denunciou "o estabelecimento de novas sanções com motivações políticas", que considerou contradizerem o "bom senso e a lógica económica elementar".

Neste contexto, a Rússia está a "redirecionar ativamente os seus fluxos comerciais e contactos económicos externos para parceiros internacionais fiáveis, sobretudo para os países BRICS", sublinhou Putin.

"Conversações sobre a abertura de cadeias de retalho indianas na Rússia e o aumento da quota de automóveis chineses (...) no mercado russo estão em curso", exemplificou.

"As entregas de petróleo russo à China e à Índia estão a aumentar. A cooperação agrícola está a desenvolver-se dinamicamente", tal como a exportação de fertilizantes russos para os países deste bloco, segundo o Presidente russo.

A Rússia quer também desenvolver com os seus parceiros BRICS "mecanismos alternativos de transferências internacionais" e uma "moeda de reserva internacional" para reduzir a dependência do dólar e do euro, anunciou o chefe de estado russo.

Leia Também: Ucrânia na UE? "Têm de terminar a guerra primeiro e reconstruir o país"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório