Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ucrânia na UE? "Têm de terminar a guerra primeiro e reconstruir o país"

"Não há um procedimento expedito", alertou o ministro para os Assuntos Europeus francês, Clément Beaune.

Ucrânia na UE? "Têm de terminar a guerra primeiro e reconstruir o país"
Notícias ao Minuto

12:23 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro para os Assuntos Europeus francês, Clément Beaune, alertou, esta quarta-feira, que o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) poderá demorar anos até estar concluído, apesar do apoio dos 27 Estados-membros. 

“Não há um procedimento expedito. Não há um ‘passe do rei’”, afirmou o ministro, em entrevista à rádio francesa Europe 1, numa referência a um termo utilizado para tratamento preferencial. 

“Eles [Ucrânia] têm de terminar a guerra primeiro, reconstruir o país, satisfazer todos os requisitos democráticos e económicos. Isto levará o seu tempo. Mas estamos a dar um sinal de abertura”, enumerou.

Sublinhe-se que os líderes da União Europeia reúnem-se na próxima quinta e sexta-feira, no Conselho Europeu, para decidir se concedem, ou não, o estatuto de país candidato à Ucrânia, Moldávia e Geórgia.

A Ucrânia apresentou formalmente a sua candidatura à adesão menos de uma semana após o início da invasão russa, a 24 de fevereiro. Meses depois, em abril, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entregou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kyiv, o questionário que as autoridades ucranianas entretanto preencheram e remeteram a Bruxelas.

Leia Também: AO MINUTO: 35 mil russos mortos; Ucrânia na UE? "Ninguém tem dúvidas"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório