A cidade de Tangshan, no norte da China, foi despojada de um título honorário nacional, após quatro mulheres terem sido agredidas num restaurante local no início deste mês.
O gabinete civilizacional do comité central do Partido Comunista da China anunciou hoje que tinha decidido retirar Tangshan da lista de "cidades civilizadas" - o mais alto reconhecimento de uma cidade chinesa, noticia o The Guardian.
O ataque a quatro mulheres num restaurante local ficou filmado e chocou milhares de pessoas depois do vídeo do momento ter sido partilhado. Na sequência da mesma, o Departamento de Segurança Pública da província de Hebei disse que está a ser realizada uma investigação sobre a resposta demorada a incidentes e a "graves violações da lei e disciplina" pela polícia da cidade de Tangshan, que fica a cerca de 150 quilómetros a leste de Pequim.
A agressão e a indignação pública renovaram o debate sobre a misoginia e maus-tratos às mulheres na China.
Ontem, duas das quatro mulheres agredidas continuavam hospitalizadas. Nove homens foram detidos após o incidente, e nas últimas 24 horas pelo menos cinco agentes da polícia de Tangshan começaram a ser investigados.
Leia Também: Ataque a quatro mulheres em restaurante gera indignação na China