Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Duas mulheres ainda no hospital após ataque que gerou indignação na China

Duas das quatro mulheres atacadas por um grupo de homens no norte da China, num caso que provocou indignação no país, permanecem hospitalizadas, disseram hoje as autoridades, ao anunciar uma investigação à polícia local.

Duas mulheres ainda no hospital após ataque que gerou indignação na China
Notícias ao Minuto

14:34 - 21/06/22 por Lusa

Mundo China

O Departamento de Segurança Pública da província de Hebei disse que está a ser realizada uma investigação sobre a resposta demorada a incidentes e a "graves violações da lei e disciplina" pela polícia da cidade de Tangshan, que fica a cerca de 150 quilómetros a leste de Pequim.

A agressão e a indignação pública renovaram o debate sobre a misoginia e maus-tratos às mulheres na China.

O vídeo da agressão teve mais de 68 milhões de visualizações.

A polícia chegou ao local 28 minutos depois de ter sido chamada, segundo as autoridades de Hebei. O vice-chefe da filial de Lubei da polícia de Tangshan, responsável pelo tratamento inicial do caso, foi destituído do cargo, embora o comunicado não detalhe o motivo.

As imagens mostram um dos homens a aproximar-se de uma mesa, onde três mulheres estão sentadas, e a colocar a mão nas costas de uma das mulheres. A mulher perguntou-lhe o que é que ele quer, antes de gritar "és um doente" e de lhe dar um bofetão na mão.

O homem bate então no rosto da mulher, desencadeando uma briga. A vítima inicial é arrastada pelos cabelos. Um grupo de homens que está a jantar do lado de fora junta-se ao ataque, espancando as mulheres com cadeiras e garrafas de cerveja.

Duas das mulheres foram hospitalizadas.

Nove suspeitos foram presos no dia seguinte. Nos últimos dias, houve rumores nas redes sociais de que pelo menos uma das mulheres tinha morrido, mas a declaração do Departamento de Segurança Pública de Hebei parece desmentir essa informação.

O comunicado informa que o estado das duas mulheres está a melhorar e que elas sofreram "ferimentos leves de segundo grau". As outras duas mulheres ficaram levemente feridas e não foram hospitalizadas, apontou o comunicado.

Após o ataque surgiram relatos sobre o crime organizado em Tangshan e sobre alegadas ligações entre a polícia e grupos criminosos. A investigação foi transferida para a polícia de outra jurisdição, a cidade de Langfang, que também fica na província de Hebei.

O órgão anticorrupção da província de Hebei disse hoje que cinco agentes da polícia estão sob investigação, incluindo o chefe da filial de Lubei em Tangshan e pelo menos outros dois de uma esquadra local.

Leia Também: Ataque a quatro mulheres em restaurante gera indignação na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório