Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 27º

AO MINUTO: Guerra "pode durar anos"; Pentágono envia mais armas?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Guerra "pode durar anos"; Pentágono envia mais armas?
Notícias ao Minuto

08:15 - 18/06/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Guerra na Ucrânia

Assinala-se, este sábado, o 115.º dia da invasão russa da Ucrânia. Os últimos dias de guerra são marcados pela recomendação da Comissão Europeia para que seja concedido à Ucrânia o estatuto de país candidato na adesão à União Europeia e pela segunda visita do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a Kyiv, desde o início da invasão.

Na sexta-feira, soube-se também que 19 mercenários que partiram de Portugal para lutar na Ucrânia terão sido mortos pelas tropas russas, segundo avançou o ministério da Defesa da Rússia. Contudo, segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros português, há registo de apenas sete cidadãos nacionais que foram para a Ucrânia como "combatentes voluntários" e nenhuma morte.

Fecho de cobertura

Hélio Carvalho | há 1 mês

Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO das principais notícias e eventos sobre a guerra na Ucrânia. Voltamos amanhã de manhã. Muito obrigado.

Guerra na Ucrânia "pode durar anos", diz secretário-geral da NATO

Hélio Carvalho | há 1 mês

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, admitiu este sábado que o mundo deve "preparar-se para o facto" de que a guerra na Ucrânia "pode durar anos". Numa entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag, Stoltenberg afirmou, no entanto, que a NATO "não deve parar de apoiar a Ucrânia".

O líder da NATO insistiu que "mesmo que os custos sejam elevados, não no plano militar, mas também no aumento dos preços de comida e energia".

Pentágono prevê enviar mais armas de longo alcance para a Ucrânia

Hélio Carvalho | há 1 mês

O Pentágono estará a considerar o envio de mais quatro sistemas de artilharia para a Ucrânia, avança o site Politico, junto de fontes do departamento de defesa norte-americano. Perante as "imediatas necessidades da Ucrânia", especialmente no leste do país, os Estados Unidos "esperam enviar mais HIMARS [sistemas lança-mísseis móveis] e mais munições guiadas em breve".

Tanto o presidente como o governo ucranianos têm vindo a pedir ao Ocidente mais armas, especialmente artilharia de longo alcance, de modo a poder repelir os russos do Donbass. Ainda assim, ao Politico, uma deputada queixou-se que quatro destas armas não chegam. "Pedimos dez vezes mais", disse.

Russos e ucranianos trocam prisioneiros e civis

Hélio Carvalho | há 1 mês

Os serviços de informação do Ministério da Defesa da Ucrânia anunciaram este sábado que foi efetuada uma troca com as forças russas. Os ucranianos trocaram cinco prisioneiros de guerra russos por cinco civis, sendo que quatro deles tinham sido detidos durante o cerco russo em Kyiv.

Funeral de ativista ucraniano junta centenas no centro de Kyiv

Hélio Carvalho | há 1 mês

O funeral de Roman Ratushnyi, um jovem ativista ucraniano morto em combate, juntou centenas de pessoas este sábado em Kyiv na histórica Praça Maidan, ou Praça da Independência. Roman Ratushnyi, de 24 anos, morreu a 9 de junho, em Izyum, no Donbass, durante os últimos dias de combate na região este da Ucrânia.

Ratushnyi é conhecido na Ucrânia pelo seu trabalho como ativista ambiental em Kyiv, mas ficou famoso durante os protestos em 2014, que levaram à queda do presidente ucraniano pró-russo Viktor Yanukovych.

Russos atingem central de processamento de gás natural

Hélio Carvalho | há 1 mês

O Kyiv Independent avança este sábado que um bombardeamento russo atingiu uma central de tratamento de gás natural em Kharviv. Segundo o governador da região da cidade, a segunda maior da Ucrânia, o ataque provocou um grande incêndio.

Ucrânia denuncia envio de reservas russas para Severodonetsk

Hélio Carvalho | há 1 mês

O governador ucraniano da região de Lugansk, Serhiy Gaidai, afirmou este sábado, citado pela Sky News, que a Rússia está a enviar mais soldados na reserva para a região de Severodonetsk, na tentativa de finalizar a tomada da cidade e do leste do país. "Hoje, amanhã e no dia depois de amanhão, eles vão atirar todas as reservas que têm. Eles já são tantos lá, estão num ponto crítico", contou Gaidai.

A cidade de Severodonetsk é considerada crucial para a tomada do Donbass pela Rússia. Segundo os ucranianos, os russos já controlam uma grande parte da cidade e destruíram as três pontes que conectam Severodonetsk à linha ucraniana, mas a resistência continua na fábrica de químicos de Azot, onde também estão abrigados cerca de 500 civis.

Cinco civis mortos e 12 feridos em bombardeamento ucraniano em Donetsk

Hélio Carvalho | há 1 mês

Cinco civis foram mortos e outros 12 ficaram feridos num bombardeamento por forças ucranianas hoje, em Donetsk, no leste da Ucrânia, afirmaram as autoridades pró-Rússia, em comunicado. "Como resultado do bombardeamento das forças ucranianas, cinco pessoas foram mortas e outras 12 ficaram feridas na República Popular de Donetsk (DNR)", disseram os responsáveis máximos das autoridades locais num comunicado publicado no Telegram.

Cinco civis mortos e 12 feridos em bombardeamento ucraniano em Donetsk

Cinco civis foram mortos e outros 12 ficaram feridos num bombardeamento por forças ucranianas hoje, em Donetsk, no leste da Ucrânia, afirmaram as autoridades pró-Rússia, em comunicado.

Lusa | 17:03 - 18/06/2022

Mineiros presos em Donetsk salvos por forças separatistas pró-russas

Hélio Carvalho | há 1 mês

Os 77 mineiros presos numa mina em território controlado por separatistas pró-russos, na região de Donetsk, foram salvos este sábado pelas forças locais, segundo contaram os separatistas à agência Reuters. Durante a manhã, surgiram notícias de que os mineiros, a trabalhar numa mina em Zasyadko, na região de Donetsk, na zona leste da Ucrânia, tinham ficado presos depois de um bombardeamento ter levado a um corte da energia.

Citados pela agência estatal russa RIA, os separatistas pró-russos responsabilizam os ucranianos pelo risco que os mineiros correram. Os mineiros estarão agora seguros e nenhum ficou ferido.

Rússia diz ter destruído refinarias e depósitos de combustíveis

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Defesa da Rússia revelou, este sábado, que usou “armas aéreas e terrestres de alta precisão” para destruir refinarias de petróleo e depósitos de combustível na Ucrânia. Segundo um comunicado, citado pela BBC, os russos dizem ainda ter atingido “instalações tecnológicas” em Kremenchuk e Lysychansk, no Donbass, além de material militar.

Nobel russo leiloa medalha pelos refugiados ucranianos na segunda-feira

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O jornalista russo Dmitry Muratov, editor do jornal de investigação Novaya Gazeta e galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 2021, revelou que irá leiloar a sua medalha em nome dos refugiados ucranianos na próxima segunda-feira, no Dia Mundial do Refugiado.

“O meu país invadiu outro Estado, a Ucrânia. Há agora 15,5 milhões de refugiados... Pensámos durante muito tempo no que poderíamos fazer... e pensámos que todos deveriam dar algo que lhes fosse querido, importante para eles", explicou o jornalista em entrevista à agência de notícias Reuters.

Saiba mais aqui.

Polícia alemã investiga centenas de alegados crimes de guerra na Ucrânia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A polícia da Alemanha está a investigar centenas de alegados crimes de guerra cometidos pelas tropas russas na Ucrânia. A notícia foi avançada por Holger Muench, chefe do Departamento Federal de Investigação Criminal (BKA, na sigla em alemão), ao jornal Welt am Sonntag.

“Até agora, temos recebido um número de três dígitos de pistas. O nosso objectivo claro é identificar os responsáveis pelas atrocidades, provar as suas ações através das nossas investigações e levá-los à justiça”, destacou o responsável.

 

"Batalhas ferozes" em Severodonetsk. Cidade continua na mira do Kremlin

Teresa Banha | há 1 mês

As autoridades ucranianas relataram, este sábado, que estão a decorrer "batalhas ferozes" perto de Severodonetsk, cidade estratégica do leste da Ucrânia e cenário de combates há várias semanas. O goevrnador de Lugansk explicou ainda que a fabrica Azot, na qual estão centenas de civis ucranianos, é palco de uma "vasta destruição".

Severodonetsk é alvo de "batalhas ferozes", dizem autoridades ucranianas

As autoridades ucranianas relataram, este sábado, que estão a decorrer "batalhas ferozes" perto de Severodonetsk, cidade estratégica do leste da Ucrânia e cenário de combates há várias semanas.

Lusa | 14:01 - 18/06/2022

Cidade de Kryvyi Rih atingida por 'rockets'

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Vários ‘rockets’ atingiram, este sábado, um distrito do sul da cidade central da Ucrânia, Kryvyi Rih, provocando pelo menos duas vítimas. A notícia é avançada pela agência de notícias Reuters, que cita autoridades locais. Não foi especificado se se tratam de vítimas mortais ou feridos.

 

"A fatiga da Ucrânia está a começar a instalar-se em todo o mundo"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, destacou, este sábado, que é importante demonstrar apoio à Ucrânia a “longo prazo”, especialmente numa altura em que a “fatiga” começa a “instalar-se”

"A preocupação que temos é que um pouco da fatiga da Ucrânia está a começar a instalar-se em todo o mundo, mas é preciso compreender que os ucranianos estão a sofrer terrivelmente no leste do seu país", disse o governante britânico à chegada a Londres, depois de ter visitado Kyiv pela segunda vez após a invasão russa.

Zelensky visitou a cidade portuária de Mykolaiv

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou a cidade portuária de Mykolaiv, cujo porto leva às águas do Mar Negro. “O presidente inspecionou o edifício da administração regional de Mykolaiv que foi destruído num ataque com mísseis das forças russas”, afirmou o seu gabinete em comunicado, citado pela agência de notícias Reuters, sem especificar a data da visita.

Já nas suas redes sociais, Zelensky partilhou um vídeo da visita e referiu que foram discutidas "questões importantes da região". "Discuti o estado da economia, a restauração do abastecimento de água, a situação na agricultura. Foi dada atenção separada às ameaças da seca e do mar. Não paramos de trabalhar pela vitória", escreveu.

"Uma sensação surreal". Olena Zelenska recorda primeiros dias da guerra

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

"Já começou". Foi com estas palavras que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse à mulher, Olena Zelenska, que as suas vidas iriam mudar, talvez para sempre. Para a primeira-dama ucraniana, ouvir tal frase foi como “estar dentro de uma realidade paralela”, como se estivesse “a sonhar”.

Saiba mais aqui.

Segurança alimentar. UE procura evitar impacto de sanções contra a Rússia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, garantiu, este sábado, que o grupo está "pronto" para trabalhar com as Nações Unidas e outros parceiros para evitar impactos das sanções contra a Rússia na segurança alimentar global. "Devemos permitir urgentemente que a Ucrânia exporte os seus cereais através do Mar Negro", escreveu Josep Borrell no seu blogue, aludindo à existência de "uma 'batalha narrativa' em torno das exportações russas de cereais e fertilizantes".

Negociador ucraniano prevê retomar conversações com a Rússia em agosto

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O chefe da delegação ucraniana nas negociações de paz com a Rússia, David Arajamia, apontou a possibilidade de retomar as conversações no final de agosto, assim que Kyiv conseguir reforçar a sua posição com uma série de contraofensivas.
  

Forças pró-Rússia dizem que não há acordo para evacuar fábrica de Azot

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

As forças aliadas do exército russo informaram hoje que ainda não foi alcançado um acordo para evacuar a fábrica de produtos químicos Azot, na cidade de Severodonetsk, um bastião das forças ucranianas que defendem a cidade. "Ainda não há acordo sobre a abertura de um corredor humanitário de Azot para que civis e militares deponham as suas armas", disse Rodion Miroshnik, embaixador na Rússia da autoproclamada República Popular de Lugansk, aliada de Moscovo.

Pelo menos 323 crianças morreram desde o início da invasão russa

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Pelo menos 323 crianças morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia, revela o jornal The Kyiv Independent, que cita dados divulgados este sábado pela Procuradoria-Geral do país. Há ainda outras 583 crianças que ficaram feridas. 

Contudo, alerta a Procuradoria, espera-se que o número real seja mais elevado, uma vez que não são conhecidos os dados relativos a áreas onde decorrem hostilidades ou que estão ocupadas pela Rússia.

Bombardeamentos deixam 77 mineiros encurralados em Donetsk

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Os bombardeamentos deixaram 77 mineiros encurralados numa mina de carvão na região separatista de Donetsk, no leste da Ucrânia. Segundo revela a agência de notícias russa RIA, os mineiros estão presos no subsolo da mina de Zasyadko.

“Como resultado do bombardeamento por [forças ucranianas], a energia da mina de Zasyadko em Donetsk foi cortada, 77 mineiros permanecem no subsolo”, revelou a RIA, que fonte da defesa territorial da região separatista pró-russa. 

 

ONU transmite apoio a vítimas de violência sexual em conflitos armados

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou, este sábado, o seu apoio às vítimas de violência sexual em conflitos armados, que disse serem "sobreviventes que suportam o duplo fardo do estigma e do trauma".

Santos Silva e opositora bielorrussa discutiram "consequências da guerra"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente da Assembleia da República esteve reunido com a líder da oposição da Bielorrússia, que realizou uma viagem de dois dias a Portugal a convite do ministro dos Negócios Estrangeiros. "Reuni com a líder da oposição democrática da Bielorrússia Svetlana Tikhanovskay. Pudemos examinar em conjunto as consequências da guerra contra a Ucrânia e as perspetivas de evolução na Bielorrússia",  escreveu Augusto Santos Silva no Twitter.

Civis em Severodonetsk com opções "limitadas" para sair da cidade

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Defesa do Reino Unido sublinhou, este sábado na sua análise sobre a invasão russa da Ucrânia, que o corredor humanitário proposto pela Rússia para retirar civis ucranianos da cidade de Severodonetsk, na região separatista de Lugansk, encaminha-os para a cidade de Svatova, já controlada pela Rússia.

“As opções para abandonar a cidade estão limitadas pela destruição de pontes, mas a rota proposta pela Rússia levá-los-ia em direção à cidade de Svatova, dentro do território ocupado pela Rússia”, assinala numa publicação na rede social Twitter.

Contudo, alerta o Reino Unido, “se os civis encurralados não aceitarem a oferta de saída através de um corredor, os russos irão provavelmente reclamar justificação para fazer menos distinção entre eles e quaisquer alvos militares ucranianos na área”.

Ucrânia precisa de desminar 270 mil km² do seu território

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrskiy, sublinhou na sexta-feira que a Ucrânia precisa de desminar 270 mil quilómetros quadrados do seu território. Segundo apontou o responsável, esta estimativa inclui os territórios ocupados pelas tropas russas.

Trata-se de cerca de 45% do território ucraniano, que abrange uma área de 603.548 km². De acordo com o jornal The Kyiv Independent, o ministro está em conversações com o Reino Unido, Itália e França para receber equipamento de desminagem adequado, que poderá custar milhões de euros.

 

Para recordar...

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Damos início a uma nova cobertura AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na sexta-feira no link abaixo. 

AO MINUTO: Eurovisão? Ucrânia contesta decisão; UE "manipula" ucranianos?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:57 - 17/06/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório