Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Iraque. Deputados demitem-se para pressionar formação de governo

Os 73 deputados eleitos pelo movimento do líder xiita Moqtada Sadr, a maior força do parlamento do Iraque, renunciaram hoje ao cargo para pressionar a formação de um governo, depois das eleições legislativas de 2021.

Iraque. Deputados demitem-se para pressionar formação de governo
Notícias ao Minuto

20:43 - 12/06/22 por Lusa

Mundo Bloco Sadrista

"Aceitamos, relutantemente, os pedidos dos nossos irmãos e irmãs, representantes do Bloco Sadrista, para renunciarem ao cargo", disse hoje o presidente do Parlamento, Mohammed al-Halboussi, numa mensagem publicada no Twitter, depois de receber as cartas de renúncia dos 73 membros eleitos do popular clérigo xiita Moqtada Sadr.

O próprio líder xiita pediu aos seus deputados, na quinta-feira, para "prepararem" a sua renúncia.

Os serviços do parlamento não estiveram, até então, disponíveis para comentar as implicações constitucionais desta decisão.

Mas, de acordo com o politólogo iraquiano Hamzeh Haddad, "o parlamento ainda precisa de ratificar" essas renúncias para que se tornem efetivas.

Contudo, as férias parlamentares começaram na quinta-feira e prolongar-se-ão até agosto.

Desde as eleições legislativas antecipadas de outubro de 2021, das quais o movimento sadrista emergiu como o grande vencedor, os dois polos do xiismo político continuam a exigir maioria no parlamento e o direito de nomear o primeiro-ministro.

Leia Também: Explosão de drone no Iraque deixa três pessoas feridas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório