Ajmal Haqiqi, conhecido entre os afegãos pelos seus desfiles de moda, vídeos na plataforma digital Youtube e outros eventos enquanto modelo, apareceu na terça-feira algemado em publicações da Direção Geral de Inteligência (DCI) dos talibãs, na rede social Twitter.
Num vídeo amplamente difundido e controverso, Haqiqi ri-se quando o seu colega Ghulam Sakhi, conhecido por ter problemas mentais, diz, com uma voz cómica, vários versos árabes do Alcorão.
"Eu peço desculpa a todos os afegãos, aos estimados estudiosos religiosos e ao Governo do Emirado Islâmico", afirmou Haqiqi, depois de ser detido com outros três colegas, incluindo Sakhi.
O modelo já se tinha desculpado numa outra publicação antes da sua detenção.
Taliban have arrested Ajmal Haqiqi and his associates. Unfortunately, the Taliban arrested them after religious extremists reacted to their some YouTube channel contents (which was completely harmless).@SR_Afghanistan @tomas_niklasson
— Nilofar Ayoubi (@NilofarAyoubi) June 7, 2022
pic.twitter.com/f60ENmScwy
"O meu conselho para todos os youtubers [criadores de conteúdo na plataforma Youtube] e para os jovens ativos nos media é que devem evitar a todo o custo insultar de qualquer forma os valores islâmicos", acrescentou.
As autoridades talibãs ainda não comentaram o caso e as punições que serão aplicadas aos detidos também não foram reveladas.
Os talibãs, que afirmam governar estritamente de acordo com a lei islâmica, consideram crime punível qualquer tipo de crítica ou desrespeito perante o Islão.
Leia Também: Principal ameaça para talibãs no Afeganistão vem do Estado Islâmico