A Turquia fez um pedido formal às Nações Unidas para que o seu nome fosse alterado para Turkiye. O pedido está relacionado com o facto de o nome do país em inglês - Turkey - ser associado ao animal da família das aves, o 'peru', que em inglês se designa como 'turkey'
Segundo o país, esta ave pode ter conotações negativas associadas e, por esse motivo, o ministro dos negócios estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, enviou uma carta às Nações Unidas a solicitar formalmente a mudança de nome, segundo a agência estatal Anadolu.
Segundo a mesma fonte, Stephane Dujarric, a porta-voz do secretário-geral da ONU António Guterres, confirmou receber a carta esta quarta-feira.
A agência cita Dujarric a dizer que a mudança de nome entrou em vigor "a partir do momento" em que a carta foi recebida.
O governo tem pressionado a instituição desde dezembro para que o país seja reconhecido como Turkiye (pronuncia-se tur-key-yay), como é escrito e pronunciado em turco. É o nome que o país adotou quando conquistou a independência em 1923.
Segundo o governo, o novo nome representa melhor a cultura e os valores turcos e permite que determinem como o país é visto.
Os ministros turcos começaram a usá-lo em documentos oficiais no ano passado e a designação "Made in Turkey" em produtos exportados também foi alterada para "Made in Turkiye".
No início deste ano, o governo turco divulgou um vídeo promocional onde mostrava o novo nome do país aos turistas de todo o mundo. O título do vídeo chama-se "Olá Turkiye" e passa por vários destinos famosos do país.
Leia Também: Turquia vai oferecer drone à Ucrânia depois da Lituânia fazer angariação