Depois de centenas de lituanos fazerem uma campanha de 'crowdfunding' ('financiamento coletivo' em tradução livre) para comprar um drone de combate Bayraktar à Ucrânia, souberam hoje que este será oferecido pela Turquia.
O país tinha angariado quase seis milhões de euros para comprar esta aeronave, segundo o ministério da defesa da Lituânia.
Porém, quando o foram buscar, o fabricante da aeronave, a empresa Baykar, informou que entregará o drone de combate avançado TB2, pintado nas cores das bandeiras lituana e ucraniana, em apenas algumas semanas.
The people of Lithuania have honorably raised funds to buy a Bayraktar TB2 for Ukraine.
— BAYKAR (@BaykarTech) June 2, 2022
Upon learning this, Baykar will gift a Bayraktar TB2 to Lithuania free of charge and asks those funds go to Ukraine for humanitarian aid.
🇹🇷🇺🇦🇱🇹@a_anusauskas@VSemeska@Lithuanian_MoD pic.twitter.com/3PjIyZiME5
Num comunicado do ministério da defesa da Lituânia, citado pelo jornal The Guardian, a tutela informa que ""Viemos à Turquia para acertar as condições para a compra do drone, mas eles prepararam a surpresa mais agradável possível para nós".
Um total de 5,9 milhões de euros foram angariados em apenas alguns dias, em grande parte em pequenas quantias entre cinco e 100 euros, para financiar a compra do drone militar, de acordo com a televisão lituana Laisves TV, que lançou a campanha.
Cerca de 1,5 milhões de euros dos fundos arrecadados pelos lituanos serão usados para pagar os armamentos do drone, disse o Ministério da Defesa, com o restante a ser usado para ajudar a Ucrânia.
Leia Também: NATO? Suécia e Finlândia devem considerar preocupações da Turquia