Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ministra francesa pede investigação a morte de jornalista na Ucrânia

Catherine Colonna diz que Volodymyr Zelensky lhe garantiu a sua "ajuda".

Ministra francesa pede investigação a morte de jornalista na Ucrânia
Notícias ao Minuto

17:04 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A ministra dos Negócios Estrangeiros de França, Catherine Colonna, lamentou a morte de um jornalista francês, esta segunda-feira, no leste da Ucrânia e pediu uma investigação.

“Estou profundamente triste e chocada com a morte do nosso compatriota Frédéric Leclerc-Imhoff, morto por um bombardeamento russo numa operação humanitária enquanto cumpria o seu dever de informar. Todos os meus pensamentos estão com a sua família, colegas e jornalistas”, escreveu a governante no Twitter.

“Falei com o governador de Lugansk e pedi ao Presidente Zelensky que investigasse”, acrescentou, referindo que o chefe de Estado ucraniano lhe garantiu “ a sua ajuda e apoio”. 

“É um crime duplo que visa um comboio humanitário e um jornalista”, notou.

É de realçar que as informações até agora conhecidas apontam que Frédéric Leclerc-Imhoff, repórter de imagem da BFMTV, morreu após ser atingido no pescoço por um estilhaço do exército russo. O jornalista estava a bordo de um autocarro humanitário, ao lado de civis, que estavam a ser evacuados da região de Lugansk, onde ocorreu o ataque. 

A organização Repórteres Sem Fronteiras indica que este é o segundo jornalista francês morto nesta guerra, depois do franco-irlandês da estação norte-americana Fox News, Pierre Zakrzewski. No total, morreram oito repórteres desde o início da invasão, a 24 de fevereiro. 

Leia Também: Macron lamenta morte de jornalista francês na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório