Pouco mais de 72 horas depois de Salvador Ramos ter matado 21 pessoas, incluindo 19 crianças, numa escola primária em Uvelda, no Texas, o encontro anual dos membros da Associação Nacional de Armas (NRA, na sigla em inglês) reúnem-se a cerca de 277 km, na cidade texana de Houston.
A convenção, que vai durar três dias, contará com a presença do governador do estado norte-americano, assim como do ex-presidente Donald Trump, que são defensores do uso e acesso a armas no país.
Do lado de fora do local onde se realiza a convenção está Beto O’Rourke, rival de Greg Abbot na corrida para a governação deste estado, que fez uma lista de escolas onde já aconteceram tiroteios. O democrata pede que quem esteja na convenção "se junte para que não aconteçam mais tiroteios" no país.
Mas O'Rourke não está sozinho e, de acordo com a Associated Press, há centenas de manifestantes que reivindicam um controlo apertado do uso de armas.
"O vosso hobby não vale a vida das nossas crianças", lê-se num dos cartazes.
Enquanto crianças se familiarizam com as armas dentro do local, lá fora pede-se um controlo apertado: mínimo de 21 anos para comprar ou registo criminal universal, por exemplo. Também as fotografias das vítimas da Robb Elementary School estão expostas em cartazes.
A NRA decidiu avançar com o encontro, que vai de hoje a domingo no "George R. Brown Convention Center" em Houston, apesar dos numerosos apelos para que fosse cancelado após a morte de 19 crianças e dois professores na terça-feira, num tiroteio escolar em Uvalde, também no estado do Texas.
Veja as imagens, na galeria acima.
Leia Também: Texas. Autoridades admitem que esperar "foi a decisão errada"