Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Coreia do Norte. EUA aplicam novas sanções por causa de testes de mísseis

Os Estados Unidos anunciaram hoje novas sanções financeiras, principalmente contra dois bancos russos acusados de apoiar o programa de armas de destruição em massa da Coreia do Norte, após os mais recentes testes norte-coreanos com mísseis balísticos.

Coreia do Norte. EUA aplicam novas sanções por causa de testes de mísseis
Notícias ao Minuto

16:49 - 27/05/22 por Lusa

Mundo EUA

As medidas punitivas - que surgem depois de a Rússia e a China terem vetado uma resolução norte-americana no Conselho de Segurança da ONU para fortalecer as sanções internacionais contra Pyongyang - visam o Banco do Extremo Oriente e o Banco Sputnik, duas instituições financeiras russas, bem como uma afiliada da companhia aérea norte-coreana Air Koryo, de acordo com um comunicado do Departamento de Tesouro dos EUA.

Com estas medidas, os ativos destas entidades nos Estados Unidos ficam congelados, além de que o acesso ao mercado norte-americano fica-lhes vedado.

O Departamento de Tesouro lembra que a Coreia do Norte lançou três mísseis balísticos, incluindo um intercontinental, em 24 de maio, logo após a visita do Presidente dos EUA, Joe Biden, à Ásia, tendo já realizado 23 testes de mísseis balísticos desde o início do ano.

"Os Estados Unidos continuarão a implementar e a aplicar sanções, ao mesmo tempo que pedem à Coreia do Norte que regresse à diplomacia e abandone o desenvolvimento de armas de destruição em massa e mísseis balísticos", disse o subsecretário de Tesouro, Brian Nelson, no comunicado.

Leia Também: Pequim e Moscovo vetam resolução que impunha novas sanções a Pyongyang

Recomendados para si

;
Campo obrigatório